O ESG ligado ao cooperativismo agrícola

07/03/2022 Noticias POR: Eddie Nascimento


Pedro Lins - consultor e sócio fundador da FIX-CS Competitividade Sustentável

 

ESG. Mais do que um conjunto de três letras, o ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que em português é ASG (Ambiental, Social e Governança) — práticas usadas para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. De olho nessa tendência mundial, a Copercana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), vem implantando essa nova metodologia em suas áreas de atuação. Para falar um pouco sobre esse processo na cooperativa, entrevistamos o consultor e sócio fundador da FIX-CS, Pedro Lins. Além de mentor sobre o tema ESG, Lins é professor associado da Fundação Dom Cabral e da Boston University. Confira!

Revista Canavieiros: Por que a Copercana está adotando o ESG?

Pedro Lins: A Copercana está adotando esse sistema por uma razão muito simples, se adiantar a uma tendência de mercado aonde todas as empresas no mundo, cooperativas e pessoas se preocuparão com isso, já que são elas que viverão no futuro. Fazendo esse movimento, se antecipando a uma demanda do mercado antes de outras cooperativas, a Copercana está não somente sendo uma organização de vanguarda, mas trazendo para os seus associados e cooperados, conhecimento, tecnologia e metodologia para desenvolver ESG em todas as suas áreas atuação e unidades de negócios.

Revista Canavieiros: Como isso vai impactar os colaboradores da cooperativa?

Lins: Isso impacta de dezenas de formas os colaboradores. Desde o orgulho de trabalhar numa empresa que tem essa preocupação da preservação ambiental, dos impactos sociais, e das implicações ligadas à governança e o resultado econômico de um negócio, até o de fazer parte de uma organização que realmente se preocupa com a sociedade onde está inserida. Já para os cooperados é basicamente o seguinte: o mercado consumidor cada vez mais vai querer produtos e serviços ligados à responsabilidade socioambiental e governança. Os cooperados da Copercana, ao estarem em conjunto com esse projeto, vão se adiantar a essa tendência de consumo de mercado. Vou dar um exemplo. Se pensarmos no mercado da exportação de amendoim, hoje qualquer cliente internacional da Copercana quer saber quais são as ações que os cooperados estão fazendo nas suas áreas agrícolas desde preservação ambiental até a melhor utilização de fertilizantes ou agroquímicos de uma forma não impactante para o meio ambiente.

Revista Canavieiros: Quais são os principais projetos previstos para 2022?

Lins: Estamos iniciando neste primeiro semestre dois projetos que são para nós bastante relevantes. O primeiro é trazer um ciclo de visitas de estudantes e filhos de colaboradores e cooperados para conhecer o que são sistemas de regeneração e de reciclagem. Vamos fazer um programa de receber alunos na BioCoop, que é o nosso centro de reciclagem, para levar essa educação, conceito de regeneração de economia circular para os jovens. O segundo grande projeto que implementaremos é um centro de excelência em Sustentabilidade da Copercana ESG. Esse centro será na nossa futura Unidade de Grãos 3 — Sertãozinho, onde teremos o desenvolvimento de excelência de um viveiro de mudas, tecnologias nas áreas agrícolas, educação para jovens, crianças, associados, cooperados e colaboradores. Será, em minha opinião, a maior referência nacional de ESG ligado ao cooperativismo agrícola.

Revista Canavieiros: Como os colaboradores podem contribuir com projetos para o ESG e o que é o TAP?

Lins: TAP é um “Termo de Apresentação de Projetos”. Para desenvolver alguma atividade na sua unidade, seja o supermercado, posto, loja ou na matriz e, sendo um projeto que tenha relação  com o ambiente, social ou
governança, você conversa com os nossos profissionais do comitê de sustentabilidade. Eles vão mostrar como é estruturada a apresentação de um projeto e este documento tem todos os detalhes. Em seguida, o projeto é analisado pela comissão e validado pelo nosso comitê de sustentabilidade ESG. Ao ser aprovado, pode ser implementado dentro desse guarda-chuva maior que chamamos Copercana Sustentável ESG.

Revista Canavieiros: Que recado você deixa para os cooperados e colaboradores da Copercana?

Lins: Tenham orgulho de serem colaboradores, associados e cooperados da Copercana. Estamos fazendo algo realmente pioneiro e de alto impacto. Seja você um agente de transformação, prosperidade e riqueza na sua cidade, na sua comunidade, no seu bairro, na sua região, estado ou país. Participar disso não é uma coisa que "alguém está fazendo". Não! Você é o corresponsável por fazer essa diferença. Junte-se a nós, venha conversar conosco. Entre em contato com os membros do nosso comitê de sustentabilidade e veja como realmente você pode fazer a diferença nesse projeto conosco. Sejam todos bem-vindos.

Para conferir o vídeo sobre essa matéria clique aqui.


“Estamos fazendo algo realmente pioneiro, grande e de alto impacto”, Pedro Lins