O poder em atravessar a palha da cana
24/05/2019
Agronegócio
POR: Revista Canavieiros
Por: Marino Guerra
O Tractor é um herbicida produzido pela Nufarm e tem como ingredientes ativos a mistura do 2,4-D com Picloram, cujo principal foco é o combate às duas das principais invasoras de folha larga e semente grande (corda-de-viola e mamona).
Sua importância no mercado estimulou o pesquisador da FCA/Unesp de Botucatu (Faculdade de Ciências Agrárias), Caio Carbonari, e sua equipe em executarem um estudo que mostrou o comportamento dos dois ingredientes ativos do defensivo na palha de cana.
Em primeiro lugar, o professor apresentou um gráfico mostrando que a quantidade de palha precisa ser maior conforme o peso da daninha invasora. No exemplo, foi apontado que são necessárias mais de 10 toneladas de palha por hectare para inibir 50% da germinação de uma merremia, enquanto que para a brachiaria é indispensável quase a metade desse peso.
Logo em seguida, Carbonari mostrou algumas características do Picloram, com destaque para o fato de ser seletivo às gramíneas, ter meia vida de 90 dias e baixo Koc, o que lhe dá alta mobilidade no solo.
Porém, para medir sua real eficiência na passagem, foi desenvolvido um estudo que consistia na simulação de diversas quantidades de chuva sobre uma cápsula plástica onde eram acomodadas múltiplas camadas de palha e, abaixo, um recipiente de coleta de água da chuva que conseguiu atravessar a palhada carregando o herbicida.
Diante disso, o primeiro resultado envolvendo o Plicoram mostrou que não importa aespessura da palha, pois a quantidade de herbicida que passa é praticamente a mesma, variando apenas conforme a dose e a quantidade de chuva. Esse resultado é bem parecido com odo2,4-D,que passou pelo mesmo teste.
Também foi analisada a quantidade de chuva necessária para o produto passar mais de 80% sobre a barreira da palha, o que mostrou que o Plicoramatravessa-a se no dia seguinte chover 40 mm, segurando essa porcentagem até cerca de 10 dias sem água. Já o 2,4-D chega a pouco mais de 60% na mesma quantidade de chuva pós-aplicação e se aproxima de zero, ou seja, não passa nada para a palha se a chuva demorar pouco mais de uma semana para chegar.
Quando aplicada a mistura, ou seja, o Tractor, o professor relatou que sua mobilidade na palhada teve números bem próximos aos resultados dos testes com o Plicoram. Com isso, a conclusão é que o herbicida atinge o alvo desejado - as sementes grandes -, o que em outras palavras significa que consegue levar um ingrediente ativo eficiente em pré-emergência (2,4-D) a atravessar a palha da cana, algo que não seria possível sem o uso combinado.