O setor na mídia

Agronegócio POR: Edição 173 Novembro 2020

Empresas e entidade representativa lançam campanhas de valorização do agricultor e do etanol

Vários integrantes do setor sucroenergético são unâmines em dizer que o segmento precisa investir em comunicação, mostrar para a sociedade os seus benefícios, o seu lado bom, do bem.

Da porteira para dentro isso não é preciso, pois ao “viver” o setor, o que se vê dispensa comentários e explicações, o que demonstra também o grande número de simpatizantes e defensores.

Para mostrar e deixar bem claro para a opinião pública, o setor, entidades e empresas estão lançando mão de várias campanhas informativas.

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) está trabalhando com duas campanhas iniciadas em 2020 - “Vá de etanol” e “É por Todos”.

Segundo o diretor-executivo da entidade, Eduardo Leão de Sousa, a campanha “Vá de Etanol” surgiu após discussões sobre uma nova realidade pós-pandemia, o que levou a uma reflexão sobre como o setor pode contribuir para um futuro mais sustentável. “Considerando esse cenário, identificamos que incentivar o uso de etanol pode movimentar o país em várias áreas: na melhoria da qualidade do ar, já que é o combustível mais limpo do mundo, na geração de emprego e renda, no campo e nas grandes cidades. O uso do biocombustível estimula projetos sociais no interior, contribuindo para educação, cultura, arte e até alimentação de crianças, jovens e adultos. Incentivamos o uso de etanol porque acreditamos no poder de transformação econômica, social e ambiental que o biocombustível pode trazer”, justifica.

Para Souza, o objetivo das campanhas “Vá de etanol” e “É por Todos” é incentivar o uso do etanol e ressaltar a importância do setor sucroenergético no desenvolvimento do Brasil e dos brasileiros

Já a campanha “É por Todos” trata da solidariedade do setor num momento tão adverso em nosso país e no mundo. “Junto com nossas associadas realizamos doações de álcool 70, usado na fabricação do álcool em gel para várias secretarias de saúde brasileiras, com o intuito de ajudar na prevenção e mitigação da Covid-19. Além disso, também compartilhamos nossos protocolos de prevenção e distanciamento, para contribuir com a conscientização acerca das ações que devem ser realizadas pelas empresas”, complementa Sousa.

O principal objetivo das campanhas é incentivar o uso do etanol e ressaltar a importância do setor sucroenergético no desenvolvimento do Brasil e dos brasileiros. “Através delas demonstramos que o desenvolvimento de questões sociais, econômicas e sustentáveis é um ponto muito importante para o setor. Ao impulsionar o consumo de etanol apresentamos as diversas vantagens que o biocombustível mais limpo do mundo traz para a população, como melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, impactos na saúde pública, geração de emprego e renda na cidade e no campo, arrecadação de impostos que proporcionam mais investimentos nas cidades e melhoria na qualidade de vida de milhões de brasileiros”, enumera o diretor-executivo da Unica.

Entre algumas empresas que investiram em ações do tipo, a Adama lançou em 2019 o Desafio da Cana, uma campanha institucional que envolveu toda a cadeia da cana-de-açúcar, apontando os desafios do setor. Nela, importantes profissionais de diversas áreas da cultura contaram suas histórias e deram suporte à campanha que levantou a busca pela alta produtividade do setor.

Em 2020, a companhia lançou a campanha ‘’Bom de Cana’’, trazendo produtores e profissionais que se dedicam à cultura como protagonistas. “Para a Adama, o Bom de Cana é aquele que se dedica a contribuir com a alta produtividade do setor, que é de extrema importância para a nossa economia”, sinalizou Giuliano Scandiuzzi, RTV da Adama.

Scandiuzzi lembra que as duas ações da Adama tiveram focos diferentes

Ele comenta que as ações tiveram focos diferentes. “Enquanto o Desafios da Cana trouxe boas histórias sobre as adversidades da cadeia com pontos em comum entre os profissionais da cultura, o Bom de Cana tem uma relação mais aproximativa, que chama o público para ser protagonista, dando grande força institucional para a Adama”.

A Basf apostou na campanha Legado, que teve duas fases, sendo a primeira com uma música e, a segunda, com uma websérie.

Em agosto de 2018, a Basf lançou a música Legado, que canta os desafios e alegrias no campo, interpretada por Renato Teixeira e Lucyana Villar. “Para chegar a esse posicionamento, a Basf conversou com os agricultores para entender as dores do setor e tornou o Legado da Agricultura o seu propósito de trabalho, reafirmando a parceria de longo prazo com os agricultores brasileiros e o compromisso com o sucesso da nossa agricultura. Como refletido na música, todas as ações da empresa passaram a ser focadas na longevidade dos negócios dos agricultores”, explica o diretor de Marketing da Basf, Eduardo Novaes.

Novaes ressalta que todas as ações da empresa passaram a ser focadas na longevidade dos negócios dos agricultores

Já em novembro de 2019, a música se transformou na trilha sonora da websérie “O Legado”, composta por três episódios, que mostra os desafios do campo e as escolhas necessárias para perpetuar o legado da família. “Não existe um caminho único, mas buscamos histórias reais para nos inspirarmos. Esta é a materialização do nosso compromisso com o agricultor”, afirma Novaes.

Ele destacou ainda que a produção de uma grande obra audiovisual para homenagear os agricultores e reforçar o propósito da marca é uma iniciativa inédita entre as empresas do agronegócio no país. A Basf inovou para levar a mensagem do legado de uma maneira divertida e emocionante ao mesmo tempo, refletindo na tela a realidade de muitas famílias de agricultores no Brasil afora.

A Syngenta, por sua vez, vem realizando a campanha #VouComEtanol desde o mês de maio de 2020. A iniciativa conta com ações mensais nas redes sociais da companhia, whatsApp e no portal Syngenta até o mês de dezembro deste ano, com o objetivo de incentivar condutores a abastecerem com etanol. “Usando a #VouComEtanol elaboramos conteúdos sobre os benefícios do produto ao meio ambiente, à economia local e à sustentabilidade, além de responder dúvidas levantadas pelo público sobre a cultura da cana-de-açúcar e a cadeia sucroenergética”, explica Renata Moya, head de Comunicação Mercadológica da empresa.

Vale mencionar que a #VouComEtanol é a primeira campanha realizada pela Syngenta em prol do setor sucroenergético, já que o etanol faz parte do dia a dia dos brasileiros, movimentando as pessoas, a agricultura e a economia. “É um produto fundamental e motivo de orgulho para todos nós. A cadeia produtiva do etanol beneficia economias locais e o produto é uma fonte de energia limpa e renovável, emitindo menos 90% GEE (gases de efeito estufa) do que a gasolina, quando feito a partir da cana-de-açúcar. Seu uso está alinhado aos objetivos do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta ao contribuir para os esforços de tornar a agricultura neutra em emissões de carbono e acelerar inovações em linha com as necessidades dos agricultores e da natureza”, frisa Renata.

De acordo com Renata, trazer a mensagem de incentivo ao uso do etanol, um produto brasileiro, faz com que a sociedade se reconheça e apoie a campanha

Aos olhos da sociedade

Para Sousa, a sociedade em geral está cada vez mais preocupada com os impactos de seu consumo e a visão mais crítica sobre problemas ambientais cresceu muito ao longo dos anos. Lembrando que sustentabilidade também é uma preocupação dos produtores de cana-de-açúcar, com o impulsionamento do uso etanol e da bioenergia como uma alternativa aos combustíveis mais prejudiciais para o meio ambiente, o consumidor enxerga o setor sucroenergético como aliado na luta pela preservação ambiental e a mitigação dos efeitos da poluição, aquecimento global, entre outras questões.

As campanhas com foco no agro têm levado mais informação à sociedade como, por exemplo, a campanha da Rede Globo “Agro é tech, agro é pop”, que mostra a tecnologia usada no dia a dia do campo, criando empatia e confiança, além de conectar o consumidor com o produtor rural, ao mesmo tempo em que desmistifica a produção agrícola. “As campanhas valorizam o produtor rural, com o objetivo de alimentar o presente e o futuro, assim como mostrar à sociedade como o alimento chega até a mesa, como o setor movimenta a economia do país e como o agro é essencial no dia a dia”, observa Ricardo Nicodemos, vice-presidente executivo da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio).

Nicodemus salienta que as campanhas valorizam o produtor rural, além de mostrar como o agronegócio movimenta a economia do país e é essencial em nosso dia a dia

Como a cana-de-açúcar tem papel fundamental para a economia brasileira e está presente em diversos setores, Scandiuzzi analisa que as campanhas realizadas ajudam as pessoas a se engajarem, além de valorizar os profissionais e empresas que fazem parte da cadeia.

Desde o início da campanha, a Syngenta atingiu mais de dois milhões de pessoas por meio dos conteúdos postados. Renata conta que o público se mostrou comprometido e engajado, contribuindo para o debate e colaborando para o incentivo ao uso do etanol no Brasil. “Percebemos que esse engajamento veio muito pelo momento que o setor vive em relação à retomada econômica e a diminuição drástica do uso do etanol diante da pandemia. Trazer a mensagem de incentivo ao uso, tratando de um produto brasileiro, faz com que a sociedade se reconheça e apoie”, salienta.

Peças da campanha #VouComEtanol

Trabalhadores também são contemplados

As campanhas também atingem, indiretamente, os trabalhadores da cadeia sucroenergética, parte importante da grande contribuição do setor para a economia e o desenvolvimento do país.

“Buscamos sempre a valorização do trabalhador, pois eles são a peça central de toda a estrutura, sem eles nada seria possível. Por esse motivo, criamos a iniciativa “Gente Unica”, no Youtube, que conta histórias de profissionais inspiradores que fazem parte das usinas associadas com o intuito de reconhecer a importância que tais colaboradores têm para o desenvolvimento do setor e a mudança em suas vidas”, ressalta Sousa.

Nicodemos salienta que os trabalhadores do setor também fazem parte do grupo que contribui fortemente com o agro. “O Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar no mundo, além do setor ter importante contribuição na geração de renda e emprego. O setor sucroenergético brasileiro tem papel fundamental na economia, produzindo energia de forma sustentável, que é um valor indiscutível dos novos tempos de responsabilidade socioambiental”.

“Em nossas duas campanhas envolvemos e ressaltamos o orgulho em fazer parte da cadeia da cana-de-açúcar, desde influenciadores de mercado ao produtor que possui os desafios diários no manejo da cultura”, elencou Scandiuzzi.

“Ao incentivarmos o uso do etanol, queremos também promover a valorização de todos os elos da cadeia sucroenergética. Os trabalhadores são parte essencial desse processo, colaborando para que o Brasil seja o maior produtor mundial de etanol feito a partir da cana-de-açúcar”, resume Renata.

A Yara também lançou, no mês de maio, a campanha “Estaremos juntos”, destacando a importância do produtor rural para a sociedade, além de evidenciar o apoio da empresa aos produtores em relação aos desafios apresentados pela pandemia do coronavírus.

O filme, com duração de 45 segundos, mostra o quão fundamental é o papel do agricultor brasileiro para que bilhões de pessoas tenham alimentos em suas mesas todos os dias.

A campanha é uma das iniciativas dentro de um pacote de ações que a Yara colocou em campo para prestar suporte ao produtor rural durante a pandemia.

Em julho, a Ihara preparou uma série de ações para homenagear os agricultores brasileiros. Com o mote #agricultorpresente e #agricultorapresente, a campanha mostrou que o agro está muito mais presente na rotina das pessoas do que elas imaginam, desde o alimento que consomem até em seu vestuário, por exemplo, reforçando a importância do agronegócio para a sociedade.

Outras ações

O vice-presidente executivo da ABMRA acredita que as empresas continuarão com ações e campanhas de valorização, fortalecimento da imagem e força do agro e de setores específicos, como o energético. Porém, é importante conhecer o perfil do público que se quer atingir com as mensagens. “Em uma estratégia digital sólida, por exemplo, importante parcela do investimento deve ser feita no mapeamento de dados. Com uma base de informações sólidas em mãos, é perfeitamente possível fazer com que o digital trabalhe a seu favor. A mesma estratégia de conhecer o público também é válida para o meio rural. No entanto, esse setor ainda tem suas peculiaridades, como mostrou a mais recente edição da Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor, apontando o tremendo aumento do uso de smartphones, mas um em cada três agricultores ainda lê revistas. Desses, 93% consomem revistas em versão impressa. Isso mostra que, além de conhecer o seu público, é preciso saber onde ele está para uma comunicação mais assertiva e, assim, utilizar as mais diversas ferramentas de comunicação para buscar os objetivos”, orienta.

A ABMRA contribui com uma série de iniciativas importantes para as empresas e profissionais de comunicação e marketing das diversas cadeias do agronegócio como a Mostra de Comunicação Agro ABMRA, que valoriza, destaca e fomenta soluções criativas em marketing e comunicação do agronegócio; o Congresso de Marketing do Agro ABMRA, que coloca em discussão os temas mais importantes da comunicação e do marketing do setor produtivo; a série Agromarketing Meeting, que foca os impactos da revolução tecnológica para o produtor rural; a Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural e o ABMRA Talks, série de webinars que une profissionais do agronegócio e convidados para debater assuntos de extrema importância para o momento atual.

Todas essas ações visam fortalecer, valorizar, fomentar e defender a comunicação e o marketing do agro, realizando iniciativas positivas em prol dos profissionais, agências e empresas. Isso impacta num número muito grande de pessoas, que ajudam a replicar as mensagens em termos de fomento e fortalecimento da comunicação e do marketing do agro nacional, valorizando os profissionais, entendendo e discutindo os temas de suma importância para a cadeia produtiva.

Renato Teixeira e Lucyana Villar são intérpretes da música "Legado"