O trabalho que inspira

14/12/2023 Noticias POR: Marino Guerra

Tonielo: “Minha história se resume em apenas fazer acontecer através
do empenho e trabalho, esse é o legado que espero 
deixar para todos seguirem”

Precisamos valorizar os exemplos de conquistas através do trabalho. Vivemos tempos complexos, o processo acelerado de inovação gerou um perigoso efeito colateral, a busca desenfreada pela facilidade.

Até aí ótimo, afinal de contas muitas ferramentas que são criadas todos os dias estão evitando que as pessoas trabalhem em ambientes e situações degradantes, porém uma boa parte da humanidade não está preparada para o imenso campo de trabalho criativo que se abriu, fazendo uso das ferramentas para criar histórias vazias, fáceis de serem produzidas e/ou consumidas.

Exemplos de patologias não faltam, adolescentes sonhando em ser Youtubers ao invés de serem médicos, engenheiros, pilotos de avião, astronautas e até mesmo jogadores de futebol. Meninas abandonando a sapatilha de ponta do balé - que causa dor e exigi muito treinamento e disciplina - para tolos passos publicados em redes sociais em busca de uma esmola digital que chamam de “like”.

Quem conhece um pouco de história sabe que a evolução da humanidade é marcada por fluxos, assim como a economia há momentos de alta e baixa, tempos fáceis constroem pessoas fracas, que buscam o fácil, enquanto que momentos complexos criam gerações fortes.

Por isso a importância de se manter viva a trajetória de grandes lideranças. Quando o inverno chegar e a formiguinha tiver que deixar o seu final de semana de quatro dias para virar a noite atrás de mantimentos, ela terá que buscar exemplos.

Esse é o ponto em realizar homenagens como a que a Câmara Municipal de Sertãozinho fez ao presidente do Conselho de Administração da Copercana, Antonio Eduardo Tonielo, na noite do dia 29 de novembro, quando lhe concedeu, em projeto de autoria do vereador José André Roberto Mazer, a maior condecoração do município, denominada “Padre Antonio de Oliveira” e também o título de Cidadão Benemérito.

Como ele mesmo disse na ocasião em frente ao público formado por familiares, amigos, colaboradores, autoridades e todos admiradores: “Minha história se resume em apenas fazer acontecer através do empenho e trabalho, esse é o legado que espero deixar para todos seguirem”.

Uma trajetória que lhe custou muitos sábados e domingos trabalhando longe da família, muitas noites curtas de sono, já que era preciso ficar até tarde na destilaria e acordar cedo para fazer as tarefas da roça, mas que lhe retribuiu com o sentimento inigualável da realização.

“Todos sabem que meu pai teve um problema muito grave de saúde na pandemia, pouco antes da campanha a qual ele saiu como candidato a vice-prefeito. Certo dia, eu estava com ele ao lado da cama e falei para desistirmos da eleição e ele me falou para continuar, pois ainda tinha muita coisa para fazer”, usou como exemplo e foi assertivo demais quanto o motivo da realização do evento o filho e diretor da Viralcool, Antonio Eduardo Tonielo Filho.

Sua parceira de caminhada, Neli Tonielo, a primeira e única prefeita da história de Sertãozinho,
foi lembrada pelas autoridades e também recebeu uma homenagem de sua família


Tonielo: “Agradeço aos meus irmãos e colaboradores que foram fundamentais para chegarmos até aqui”


Irmão, pai e avô. Além do legado nas empresas e como liderança cooperativista, Tonielo também é,
e será para as próximas gerações, uma 
grande referência para sua família


Público formado por familiares, amigos, colaboradores prestigiaram a homenagem que conferiu a Antonio Eduardo Tonielo
a maior 
condecoração do município de Sertãozinho, que lhe foi entregue por autoridades empresariais, do setor público e religiosas


Respeito dos filhos, enquanto Rita falou da integridade do pai,
Tonho ressaltou sua vontade de continuar o trabalho mesmo quandopassou por momentos delicados de saúde


Autor do projeto, vereador José André Roberto Mazer: “Quando abrimos a porta da geladeira há uma luz que representa as lideranças do agro
como o Toninho Tonielo. Ela ilumina os alimentos que nesse caso é o desenvolvimento que esse segmento traz para o país. Toda

vez que floresce o mar verde de um canavial, nasce junto a esperança de muitos brasileiros