Os maiores reprodutores

01/07/2021 Noticias POR: MARINO GUERRA

Prova nacional avalia genética de criatórios de todo Brasil

 

O Instituto de Zootecnia, através da sua unidade de bovinos de corte (localizada em Sertãozinho-SP), e a Brasil com Z, consultoria que atua na área de melhoramento genético de bovinos, iniciaram em abril a segunda edição da prova de eficiência e performance denominada “Boi com Bula”.

Com o objetivo de avaliar reprodutores nelore vindos de 28 criatórios de todo Brasil, o evento consiste na observação de características importantes sob a óptica econômica, através da simulação do sistema de produção de um boi de corte criado e recriado com suplementação e confinamento para a terminação.

Dessa forma, os animais que estão divididos em dois lotes (um com 45 indivíduos e idade de chegada média de 18 meses e outro com 31 touros que chegaram com 20 meses), serão tratados até o mês de agosto, quando eles passarão por uma completa avaliação e então conhecido os de melhor desempenho, divididos em seis modalidades de classificação.


Touro participante da prova

 

A principal ranqueia os indivíduos conforme a qualidade de carne, eficiência alimentar, ganho de peso e precocidade sexual, englobando as avaliações que contemplam ao índice fenotípicos dos animais: o GMD (ganho médio de peso diário durante a prova), peso final ajustado para idade média da prova, perímetro escrotal, área de olho de lombo (tamanho do contrafilé, ultrassom), espessura de gordura subcutânea (ultrassom), consumo alimentar residual, EPMURAS (que avalia características morfológicas visuais) e o marmoreio (ultrassom).

As outras categorias classificarão os participantes pelas áreas de observação isoladas, sendo elas: gourmet, eficiência alimentar, desempenho, morfologia e frigorífico.

Para a confiabilidade, tanto dos criadores como do mercado, do evento é necessária uma estrutura (física e de profissionais) que consiga transformar em números o que acontece com cada boi no período.

Assim, cada participante carrega um brinco que o identifica tanto quando vai se alimentar no coxo (individuais) como beber água, de forma que é possível saber em tempo real a quantidade de alimentos que cada um ingere.

De capital humano, foi formado um time de veterinários e zootecnistas (Brasil com Z, Androvet, DSG ultrassonografia de carcaça e o Instituto de Zootecnia) que dentro dos seus respectivos campos de atuação executam todos os procedimentos desde o trato até os exames dos animais.

Junto com a divulgação do resultado, está prevista a organização de um seminário onde serão discutidas impressões técnicas da prova e posteriormente a realização de um leilão na Expogenética 2021.

Estrutura de cada pasto conta com coxos individuais que identificam qual animal está comendo e quanto (em peso) ele consumiu. Os bebedouros de água são equipados com balanças que medem diariamente o peso dos animais