Os tabletes invadem o campo
26/11/2012
Geral
POR: Agência UDOP de Notícias
Quando os primeiros tablets chegaram ao mercado, houve uma grande discussão sobre se eles iriam "matar" ou não os netbooks. Defensores dos tablets apontavam várias vantagens como a maior autonomia de bateria e a mobilidade. Em pouco tempo, essa nova tecnologia ganhou espaço nas empresas e nas escolas, agora eles invadem o campo como ferramenta para apontamentos agrícolas.
A Usina São Fernando, localizada em Dourados no estado do Mato Grosso do Sul, usa o sistema tablet online nos canaviais de forma a lançar e receber informações em tempo real, o que possibilita os gestores da empresa resolverem os problemas de forma mais rápida e eficaz. Segundo o gerente de TI da Usina São Fernando, Gustavo Nogueira, 60% das usinas já estão utilizando a tecnologia para apontamentos agrícolas. Os 40% restantes, ainda utilizam o levantamento em papel. "Quem ainda utiliza uma tecnologia muito antiga, o melhor seria partir para o tablet. É uma realidade, é o futuro e não tem mais como fugir disso", ressalta.
O sistema é simples. Com a cobertura do sinal de celular, o profissional pode ficar online o tempo inteiro nos canaviais. Com GPS incorporado, a tecnologia ajuda os técnicos a identificarem problemas in loco e o sistema de câmeras possibilita o profissional capturar imagens e vídeos para solucionar os problemas em tempo real. "Nosso técnico fica no campo com GPS, o que nos permite saber exatamente o ponto onde está trabalhando, assim conseguimos mandar, receber informações e resolver problemas na mesma hora", explica.
A unidade utiliza o tablet robusto que fornece uma solução mais leve, econômica, com telas de alta definição e que permite aos trabalhadores uma infinidade de novas soluções. "Se colocarmos um equipamento a mais, esse tablet se transforma em um equipamento de bordo. Além disso, podemos baixar mais de 700 mil aplicativos para agilizar muito ainda mais a equipe", comenta Nogueira se referindo a serviços de meteorologia, tradutor, serviço de campo, e-mails entre outros.
Greizi Ciotta Andrade