Paisagismo sustentável

28/04/2021 Noticias do Sistema POR: FERNANDA CLARIANO

 

Projetos que levam em conta o desenvolvimento sustentável vão além e não só geram cenários belos e agradáveis como prezam por uma rotina funcional e o total respeito à natureza e à comunidade.

Novos projetos paisagísticos voltados à sustentabilidade estão sendo implementados pela Copercana Sustentável, onde a ideia é fazer ambientes mais agradáveis por meio do cultivo de plantas nativas em espaços que antes eram destinados para outros fins.

As plantas aos poucos estão sendo integradas em espaços comuns da cooperativa, sendo identificadas por placas informando o nome popular, científico e a origem de cada planta.

“Estamos utilizando apenas plantas nativas, glorificando as espécies brasileiras como Mirindiba-Rosa (Lafoensia glyptocarpa), Clusias (Clusia fluminensis), Grama-amendoim (Arachis repens). As mirindibas estão sendo plantadas em comum acordo com a Secretaria do Meio Ambiente. Realizamos a supressão de diversas Leucenas, espécie exótica, isso significa que não é nativa do Brasil, além disso, ela é considerada invasora, ou seja, que se reproduz muito rápido colocando a biodiversidade local em risco”, comentou o gerente de geotecnologia da Canaoeste e membro do Comitê da Copercana Sustentável, Fábio Soldera.