Perspectiva para 2021: Preço do gado deve se manter alto

07/12/2020 Agricultura POR: Marino Guerra

Argumentos para a previsão: A manutenção da alta demanda chinesa e o atraso na recomposição do rebanho devem ser os dois principais fatores que sustentam a expectativa de preços altos da arroba ao longo de 2021.

Carne barata para a China: Segundo uma das maiores instituições financeiras nacionais, os embarques para a China se manterão firmes no ano que vem, principalmente se a desvalorização cambial (que fez o valor da arroba brasileira chegar a US$ 35 em maio) não for revertida.

Limite pela qualidade: Porém, como os chineses possuem critérios rigorosos de qualidade, o volume que será embarcado é previsível.

Menos Boi Gordo: Assim, o que vai fazer mesmo a diferença, será o fato do ano que vem ter menor oferta de animais, em razão do ciclo, mas também aliada a alta retenção das vacas por parte dos pecuaristas.

Bezerro caro: Com a necessidade de formação de rebanho, é natural que o preço do bezerro se mantenha alto, gerando cautela aos criadores, pois será necessário um investimento alto sem previsibilidade de preço quando o animal estiver com peso para ser abatido, em sua grande maioria, somente em 2022.