Pesquisa busca reduzir riscos causados por mudanças climáticas
27/08/2012
Agricultura
POR: Mapa
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está promovendo pesquisa com variedades geneticamente modificadas de cana-de-açúcar, soja, milho, arroz e trigo. O objetivo é reduzir os riscos causados pelas mudanças climáticas e os custos na lavoura, contribuindo na preservação do meio ambiente.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Eduardo Romano, esse é um processo de longo prazo, mas os resultados, até o momento, são promissores. Segundo o pesquisador, essas variedades devem ser lançadas em 2017. Para o secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, José Gerardo Fontelles, a tecnologia vai permitir que o Brasil se mantenha como um dos maiores produtores e exportadores agrícolas.
O secretário afirmou ainda que o foco da pesquisa é a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Para ele, como o Brasil é um grande fornecedor de alimentos, deve aumentar a produção agrícola para acompanha o crescimento da demanda mundial.