Pesquisadores da Paraíba produzem enzima a partir do bagaço da cana

05/04/2021 Cana-de-Açúcar POR: Eddie Nascimento

Substância com função catalisadora de reações químicas pode ser utilizada como matéria-prima sustentável

 

Pesquisadores da Ufpb — Universidade Federal da Paraíba — conseguiram produzir uma enzima, a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A substância, que tem o nome de endoglucanase, pode ser usada em diversos processos industriais, como os de produção de alimentos, de tecidos ou de papel.

De acordo com os pesquisadores, esse tipo de enzima é imprescindível para as atividades industriais porque é responsável pelo aumento da velocidade de uma reação química, possibilitando o metabolismo de seres vivos.

O estudo apontou que um dos benefícios da produção da endoglucanase a partir do bagaço da cana é contribuição para evitar o desperdício desse resíduo industrial, existente em grande quantidade no Brasil.

Ainda de acordo com os pesquisadores, a invenção é uma contribuição da universidade para o comércio de produção de enzimas, que ainda é muito novo no Brasil. O país normalmente recorre à importação, para a produção, por exemplo, de etanol de segunda geração, também gerado a partir do mesmo resíduo industrial.