Petrobras desiste de projeto de construção de etanolduto no Centro-Sul
29/10/2012
Etanol
POR: Valor Online
A Petrobras desistiu do projeto bilionário para construir um etanolduto no Centro-Sul do Brasil. A informação foi confirmada pela Cosan, gigante do setor sucroenergético nacional, que assim como a Petrobras detém 20% da Logum Logística, empresa criada em 2011 para desenvolver e operar o sistema.
Além de Cosan e Petrobras, as empresas Odebrecht, Copersucar, Camargo Corrêa e Uniduto investem na obra. O projeto inclui uma logística multimodal de transporte e armazenagem de etanol, que atravessaria 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras do biocombustível nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul ao principal ponto de armazenamento e distribuição, em Paulínia (SP).
O sistema se estenderia a partir de Paulínia por uma ampla malha de dutos até terminais em Barueri e Guarulhos, na Grande São Paulo, e em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Então, o produto seria levado diretamente aos postos de combustíveis, por meio de transporte rodoviário de curta distância.
A obra teria uma capacidade instalada de transporte de até 21 milhões de metros cúbicos de etanol por ano.