Petrobras pode baratear gasolina para conter concorrência, diz fonte

08/01/2015 Combustível POR: InfoMoney / Bloomberg
A Petrobras está considerando reduzir os preços dos combustíveis com o objetivo de conter a concorrência de importadores iniciantes, buscando lucrar com os preços da gasolina no Brasil que são quase 60% maiores do que no exterior, disseram duas pessoas com conhecimento no assunto. As ações da estatal despencaram.
A companhia está tentando proteger sua participação no mercado e quer desencorajar novos operadores de entrarem no mesmo, afirmaram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as negociações são privadas e não há nenhuma decisão final.
A diferença entre os preços fixos locais da Petrobras e a queda dos preços internacionais é a mais ampla em pelo menos quatro anos, atraindo a concorrência, que ameaça o controle da empresa sobre o mercado de 
combustíveis no atacado.
A estatal disse em um e-mail que a sua política de preços é concebida para proteger os consumidores da volatilidade dos mercados internacionais.
A diferença de preço tem ajudado a Petrobras a recuperar parte das perdas que se acumularam quando a empresa vendeu combustíveis no mercado local com um desconto entre 2011 e o final de 2014. A situação se inverteu após os futuros do petróleo despencarem 46% no ano passado.
De acordo com a consultoria CBIE, em 29 de dezembro, as refinarias da Petrobras vendiam gasolina 49% acima dos preços internacionais e o diesel 42% acima dos valores dos mercados do exterior.  
A Petrobras está considerando reduzir os preços dos combustíveis com o objetivo de conter a concorrência de importadores iniciantes, buscando lucrar com os preços da gasolina no Brasil que são quase 60% maiores do que no exterior, disseram duas pessoas com conhecimento no assunto. As ações da estatal despencaram.
A companhia está tentando proteger sua participação no mercado e quer desencorajar novos operadores de entrarem no mesmo, afirmaram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as negociações são privadas e não há nenhuma decisão final.
A diferença entre os preços fixos locais da Petrobras e a queda dos preços internacionais é a mais ampla em pelo menos quatro anos, atraindo a concorrência, que ameaça o controle da empresa sobre o mercado de 
combustíveis no atacado.
A estatal disse em um e-mail que a sua política de preços é concebida para proteger os consumidores da volatilidade dos mercados internacionais.
A diferença de preço tem ajudado a Petrobras a recuperar parte das perdas que se acumularam quando a empresa vendeu combustíveis no mercado local com um desconto entre 2011 e o final de 2014. A situação se inverteu após os futuros do petróleo despencarem 46% no ano passado.
De acordo com a consultoria CBIE, em 29 de dezembro, as refinarias da Petrobras vendiam gasolina 49% acima dos preços internacionais e o diesel 42% acima dos valores dos mercados do exterior.