Plano de ação da Copercana Sustentável

28/09/2021 Noticias POR: FERNANDA CLARIANO

O termo ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance (traduzindo para portu­guês – ASG Ambiental, Social e Governança) e tem sido usado para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios sociais e de sustentabilidade – e não apenas com o lucro, e representa uma verdadeira mudança de paradigma.

A Copercana sempre se baseou na ética, transparência e respeito para com seus cooperados, clientes, colaborado­res e o público em que se relaciona e preza em promover a sustentabilidade de seus negócios e manter um relacio­namento cada vez mais transparente visando ao cresci­mento econômico e social das regiões e comunidades onde está presente.

Dado esse compromisso, a cooperativa vem trabalhando no sentido de estruturar uma estratégia competitiva de desenvolvimento de sustentabilidade e pôr em prática o que já tem em seu DNA seguindo o conceito ESG, garan­tindo, assim, o cumprimento e melhoria contínua dos processos da cooperativa.

No dia 26 de julho, diretores, conselheiros e gestores da Copercana se reuniram no auditório da Canaoeste em Sertãozinho, juntamente com representantes da Fix-CS, Competitividade Sustentável e ESG, que irá assesso­rar a cooperativa para dar o pontapé inicial no Plano de Ação da Copercana Sustentável. Na ocasião, Pedro Lins sócio-fundador da Fix-CS, apresentou o cronograma com o planejamento, estruturação e implantação do Pro­grama Copercana Sustentável/ASG-ESG e suas áreas de atuação, definidas pela cooperativa.

“O nosso objetivo é passar pelos processos da cooperativa de maneira limpa e clara, para que possamos simplificar os processos e conectá-los ao novo mundo sustentável”, comentou Pedro Lins.

Para o diretor comercial Varejo da Copercana, Marcio Fernando Meloni, ESG e uma questão de sobrevivência e competitividade. “Hoje estamos mostrando o início de um trabalho que queremos desenvolver na Copercana. É vontade do conselho e da diretoria fazer isso. ESG é algo que veio para ficar e esperamos contar com o apoio dos nossos gestores nessa empreitada”, ressalta.

Questões relacionadas a assuntos ambientais, sociais e de governança deixaram de ser uma opção para as empresas conduzirem seus negócios e se transformaram em ponto crucial, tanto para a perenidade da empresa quanto para responder a uma demanda cada vez maior da comunidade e investidores que têm cobrado uma postura mais sus­tentável do mundo corporativo. “Há anos a Copercana realiza trabalhos que fazem parte dos critérios do ESG, porém muitos não sabem e muitas dessas ações merecem ser destacadas e disseminadas. Neste sentido, estamos trazendo Pedro Lins e sua equipe para nos dar um norte para que possamos ‘colocar o trem no trilho’, e assim como o SAP que todos abraçaram, esse é mais um desa­fio para nós e tenho certeza que todos irão se juntar a essa causa”, disse o diretor financeiro e administrativo da Copercana, Giovanni Bartoletti Rossanez.