Prateleira tecnológica
24/07/2019
Edições
POR: Revista Canavieiros
Por: Marino Guerra
FMC: Integração total
O grande assunto da FMC não poderia ser outro senão o Genesis. Lançado este ano, trata-se de um programa de manejo integrado de produtos (químicos e biológicos) que possuem modos de ações diferentes e com isso proporcionam maior controle de pragas, doenças, plantas invasoras e nematoides.
E para conversar na linguagem do agricultor, a empresa levou até seu estande o produtor Daine Frangiosi, referência em produtividade que desenvolveu um campo de testes utilizando a nova solução proposta pela empresa.
Segundo os representantes da empresa, perante a quantidade e qualidade do público já dava para cravar que o volume de negócios seria superior em relação ao ano anterior.
Basf: Químicos, biológicos e gás
A proposta da Basf com seu lançamento do ano, o Muneo Biokit, é oferecer ao produtor o combate e controle de pragas, doenças e nematoides, partindo da interação de dois inseticidas, um químico e outro biológico, além de um fungicida para dar um gás no processo de recuperação do sistema radicular.
Dentre toda a sua dinâmica de atuação, talvez a que chame mais a atenção é quanto ao seu efeito inoculante para a raiz da cana, ou seja, seu lado biológico contém bactérias que retiram nitrogênio da atmosfera e o leva para a cana através da sua rizosfera, fortalecendo a parte enterrada, principalmente quando ela se encontra num ambiente inóspito em decorrência dos invasores.
Diante da grande presença de público qualificado, comentada pelos representantes da empresa, as vantagens da tecnologia serão discutidas em boa parte dos canaviais, sedes e filiais da área de abrangência da Copercana pelos cooperados produtores e seus assessores técnicos.
Olhando para o fluxo de negócio, a empresa imagina ter conseguido um ganho de cerca de 20% em vendas em relação ao ano anterior.
UPL: Novo nome e portfólio pesado
Uma das maiores expectativas da feira era em relação à nova cara da UPL depois de ter incorporado a Arysta. Pois bem, a empresa agora é denominada UPL OpenAg, ofertando à cultura canavieira um pesado portfólio de soluções com 22 produtos.
Dentre eles, os mais conhecidos do mercado são os herbicidas Dinamic, Unimark, Up Stage; os inseticidas Imida Gold e Barão; o fisioativador Biozyme; e a solução para hidratação do solo, o polímero de origem vegetal, UPDT.
Para os representantes da empresa, as perspectivas de vendas da primeira feira sob essa nova configuração de negócios será muito mais positiva em relação ao período anterior.
Corteva: Presente e futuro
A atuação da Corteva em cana-de-açúcar no momento se apresenta com um completo portfólio de produtos, ofertando soluções conceituadas como é o caso dos herbicidas Coact e Goal.
Contudo, o que se espera de uma marca do seu tamanho é o lançamento de tecnologias cada vez mais diferenciadas, o que deve acontecer em breve com a entrada de um inseticida para o controle de broca.
Em relação à feira, seus representantes a consideram como um momento único no ano sob o ponto de vista comercial, fator que foi construído pelo talento que a Copercana tem em realizar bons negócios.
Bayer: Degustação do Provence Total
O grande lançamento da Bayer no ano, o Provence Total (mistura do Alion com o “antigo” Provence), não foi novidade para a maioria dos participantes. Porém, devido a sua época de aplicação ser póscolheita, seus primeiros resultados começarão a aparecer agora.
Diante desse fato, a equipe da Bayer aproveitou a expectativa e sorteou 40 litros do produto, 10 por dia, fazendo com que os produtores sortudos fizessem uma generosa degustação da tecnologia e comprovassem a sua real eficácia em seus ambientes de produção.
Os representantes da empresa no evento também falaram do raio de distância que a feira atinge. Eles revelaram que somente no Triângulo Mineiro, cerca de 30% de tudo da Bayer que é comprado na Copercana são de negociações que aconteceram ao longo dos quatro dias.
Syngenta: À espera do Emerald
O clima da Syngenta é de contagem regressiva para o lançamento do Emerald, solução que promete revolucionar o plantio de cana simplificando o seu manejo e com isso proporcionando ganhos operacionais.
Segundo seus representantes, a solução vive hoje a fase final de testes e está agendado para o segundo semestre a montagem de campos maiores e a perspectiva da realização de dias de campo, que deverão apresentar, na prática, mais detalhes de seu manejo.
Para amenizar a perspectiva, a empresa montou um ponto onde ofereceu para o público do evento cafés especiais da NuCoffee, trading da companhia que trabalha somente com grãos selecionados.
Olhando para o presente, a empresa imagina ter obtido um resultado melhor do que a edição passada, tanto na venda para usinas como para os produtores fornecedores.
Nufarm: Logística de maturação
O lançamento do ano da Nufarm ainda não estava disponível para compra pelos cooperados que foram fazer negócios durante a feira. Devendo entrar no mercado no final do ano, trata-se do Impulse, um maturador voltado principalmente como inibidor de florescimento da cana-de-açúcar.
Segundo os representantes da empresa, seu grande diferencial está na dosagem, pensada e adequada para que o produtor aplique exatamente um litro por hectare, facilitando assim a logística de pulverização.
Falando em produtos que já estão no mercado e tendo o Crucial e o Tractor como líderes de vendas para a cultura, a empresa espera que o volume negociado na feira tenha pelo menos dobrado, já que, segundo eles, a ocasião responde entre 70% a 80% do volume anual de negócios da marca com a Copercana.
Nortox: Tecnologia em adjuvantes
A principal novidade levada pela Nortox na feira foi o lançamento de dois adjuvantes. O Protac como solução solubilizante, dispersante e limpador de tanque, propõe maior homogeneização da calda e menor entupimento dos bicos.
A segunda novidade é o Nitrofix, qualificado como um espalhante antideriva. Segundo a empresa, ele reduz a tensão superficial das gotas, adesiva o produto no alvo através da formação de um filme na folha e diminui a deriva através da padronização do tamanho da gota.
A empresa também divulgou a todos os participantes a sua promoção denominada “Fanáticos Nortox 2019”, a qual através da compra de 250 litros ou quilos de produtos, o agricultor concorre a três tratores cabinados de 80 cavalos em sorteio que será realizado no final do ano, além de prêmios instantâneos.
Sobre a percepção do evento, os representantes da empresa esperam um crescimento entre 10% a 15% em relação ao ano passado.
Fertiláqua: Construção de plantas
Com uma linha de revitalizadores de solo para a cana-de-açúcar denominada “Longevus”, a Fertiláqua apresentou o seu PCP (Programa Construindo Cana), o qual propõe aplicar o produto destinado para o plantio junto com o cobridor de sulco e para soca aliado ao cortador de soqueira. Além disso, a recomendação prevê mais duas aplicações posteriores: a primeira quando o canavial estiver prestes a formar os primeiros colmos e a segunda, com o canavial já grande, do bioativador foliar Energy Cana.
Para o produtor que aderir ao tratamento proposto, a empresa disponibilizará um serviço de monitoramento com imagens de alta precisão captadas via satélite e drones. Com isso será possível fazer o acompanhamento do crescimento vegetativo e o ganho de biomassa do canavial.
Quanto à opinião sobre a feira, os representantes ressaltaram sua organização e imaginam um resultado muito acima do conquistado em 2018.
Agroceres Binova: nematicida biológico
Lançado este ano, o Gammon, produto biológico que atua como promotor de crescimento e no controle de diversas doenças do solo e nematoides, vem agradando diversos produtores que decidiram fazer um campo de teste em comparativo com outras soluções tanto químicas como biológicas. Por conta disso, o produto acabou sendo uma das principais soluções apresentadas pela Agroceres Binova ao longo do evento.
Dividindo quase o mesmo espaço, a empresa também destacou seu dispersante, o Ag Solução, produto com grande capacidade anticoagulante e utilizado para evitar o entupimento de bicos e filtros dos pulverizadores.
Com crescimento de participação no mercado e ampliação de seu portfólio de soluções, os representantes da empresa consideraram a edição de 2019 do Agronegócios Copercana como uma das melhores, principalmente em decorrência de sua organização e qualidade do público.
OuroFino: Dessecação à brasileira
Não é novidade para ninguém que um dos principais campos de atuação da OuroFino é criar soluções que tenham recursos que correspondam às exigências do clima brasileiro.
Seguindo esta linha de trabalho, a empresa lançou o Templo, um glifosato duplo sal desenvolvido para impactar a cana-de-açúcar de maneira mais rápida (segundo a empresa duas horas após a aplicação já pode chover) no processo de dessecação para a reforma da área.
Além da duplicidade de sal, os representantes mostraram que ele traz maior adesividade, aumentando a velocidade de absorção do produto pela folha.
Quando questionados sobre a expectativa do desempenho da empresa na feira em específico, eles ressaltaram a questão de localização, organização e público, tanto que o evento é um termômetro para a introdução de novas soluções no mercado.