Preço da soja segue firme nos EUA

15/08/2013 Agronegócio POR: Agrolink - Autor: Leonardo Gottems
por Leonardo Gottems

A Bolsa de Cereais de Chicago registrou nesta quarta-feira (14.08) alta de 11 de centavos de dólar no preço da soja nos contratos de Novembro deste ano. Os futuros de soja foram negociados positivos no dia, após sondarem brevemente o território negativo durante a noite e cedo pela manhã.
 
O farelo foi negociado superior, enquanto o óleo encerrou inferior no dia. As temperaturas não foram consideradas ideais para o desenvolvimento das culturas durante a noite nas principais regiões de cultivo. Os perfis de temperatura apontam uma subida nos termômetros no fim de semana e na próxima. A previsão de chuvas para os próximos 7 a 10 dias é bastante tranquilo para o Meio Oeste Central, embora algumas áreas do leste possam ter mais volume.
 
O mercado ainda questiona o corte na demanda de exportação dos EUA anunciado pelo USDA na segunda-feira, uma vez que as vendas até agora no ano-safra 2013/14 excedem as do ano passado e até mesmo o ritmo médio de venda de 5 anos. O USDA informou que exportadores privados dos EUA venderam 110 mil toneladas de 2013/14 de soja para a China durante a noite.
 
A expectativa de produção recorde no Brasil e Argentina para o próximo ano começa a ganhar ênfase. Setembro está programado para ser um período de oferta restrita para o mercado mundial de soja, devido ao atraso na colheita dos Estados Unidos e o início do programa de exportação brasileiro de segunda safra de milho. A safra de soja do Brasil do próximo ano começará em abril e maio.