Preço do açúcar fecha semana valorizado
31/03/2014
Açúcar
POR: Patrícia Mendonça | Agência UDOP de Notícias
Os preços do açúcar fecharam a última semana com alta, apesar de operarem a maior parte da sessão de sexta-feira (28) em queda. O Valor Econômico de hoje (31) trouxe uma análise sobre esse pregão. Para os analistas ouvidos pelo jornal, houve um movimento de realização de lucros após a forte alta de quinta-feira (27) quando os preços dispararam depois que a Copersucar e a Cargill anunciaram a criação de uma joint venture.
Em Nova York, os negócios com vencimento maio/14, fecharam a sexta-feira (28) negociados a 17,98 centavos de dólar por libra-peso, valorização de 11 pontos no comparativo com a véspera. Em Londres, a alta foi de 0,30 dólares na tonelada no mesmo vencimento, com negócios firmados em US$ 478,00 a tonelada.
No mercado interno, o indicador Cepea/Esalq para a saca de 50 quilos do açúcar cristal ficou na última sexta-feira em R$ 51,95, uma alta de 0,29%.
A seca no Centro-Sul do Brasil também sustenta o preço da commodity. Segundo análise do diretor da Archer Consulting Arnaldo Luiz Corrêa, o sentimento do mercado é mais construtivo.
"Os números de previsão de safra entre 570-590 milhões de toneladas, em sua maioria; rumores de que a gasolina deve ser reajustada brevemente para socorrer o caixa da estatal brasileira do petróleo, sinalização por parte da ANP de que a mistura de anidro na gasolina pode aumentar para 27.5% dos atuais 25% e o apetite dos fundos mantendo uma posição de 90,000 contratos comprados no açúcar em NY antes da subida de quase 100 pontos de terça-feira para cá, contribuem para um cenário mais róseo para os céus escuros que temos visto na paisagem sucroalcooleira dos últimos tempos", explicou Corrêa.