Preço dos fertilizantes deve ficar estável em 2014
16/01/2014
Agronegócio
POR: Agrolink | Leonardo Gottems
A perspectiva é de o preço dos fertilizantes continue estável no primeiro semestre de 2014, mesmo após a forte queda nas cotações internacionais. Essa baixa pode promover a retomada da demanda asiática, enquanto a oferta deve aumentar com novas capacidades de produção vindas em linha com o crescimento do consumo.
Esse é o panorama apontado pelo Rabobank Brasil no estudo “Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro 2014”, realizado pelo departamento de Pesquisa e Análise Setorial (FAR) do banco. O material projeta o cenário das principais commodities brasileiras, contemplando tendências para os mercados de fertilizantes, açúcar, etanol e cana, café, algodão, soja, milho, bovinos, frango, suco de laranja e leite.
Assim como em 2013, o esperado aumento da demanda por fertilizantes não necessariamente será traduzido em margens mais elevadas para todos os elos da cadeia de fertilizantes. “As diferentes estratégias quanto ao gerenciamento de estoques e de volatilidade do câmbio devem fazer com que a indústria de fertilizantes continue a apresentar resultados bastante heterogêneos no próximo ano”, aponta o banco.