Preços do etanol aos motoristas caem em 17 Estados em uma semana

30/10/2017 Geral POR: Valor
A fabricante norte-americana de equipamentos agrícolas AGCO ainda está avaliando se realizará uma proposta de deslistar a fabricante brasileira de silos Kepler Weber, mais de nove meses após revelar planos de lançar uma oferta pelas ações da companhia em circulação, disse um executivo sênior nesta sexta-feira.
Em entrevista por telefone, Greg Peterson, o chefe de relações com investidores da AGCO, disse que seu acordo para adquirir as participações dos dois maiores acionistas da Kepler Weber, que foi anunciado na sexta-feira, continua válido.
Os preços do etanol hidratado (que abastece diretamente no tanque dos veículos) recuaram para os motoristas da maior parte do país na semana passada, reduzindo a desvantagem ante a gasolina. De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os preços do etanol caíram em 17 Estados na semana móvel encerrada dia 28, sábado, enquanto subiram em outros nove. Não houve pesquisa no Amapá. O etanol continuou mais vantajoso do que a gasolina — abaixo de 70% de seu valor — em apenas quatro Estados. No Paraná, o preço médio do etanol voltou ao patamar dos 70% do valor da gasolina, mantendo ambos em igual patamar de competitividade. Em São Paulo, principal polo consumidor, o etanol teve valorização de 0,68% nos postos, ficando em R$ 2,506 o litro na semana. Mesmo assim, o valor médio ficou em 68,2% da gasolina e, portanto, mais competitivo. Em Minas Gerais, mesmo com a alta de preços, o etanol ficou em 67,8% do valor da gasolina. Em Mato Grosso, a paridade ficou em 61,0%, e em Goiás, em 68,3%.
Por Camila Souza Ramos