Presidente interino da UNICA recebe Prêmio MasterCana Brasil como “Líder do Ano”

19/10/2012 Geral POR: Unica
A trajetória profissional e o trabalho desenvolvido por Antonio de Padua Rodrigues na principal entidade representativa do setor sucroenergético nacional, a União da Indústria de Cana-de-Açucar (UNICA), rendeu ao seu atual presidente interino e diretor Técnico o reconhecimento como “Líder do Ano” da edição 2012 do Prêmio MasterCana Brasil. Na presença de diversas personalidades e  lideranças da indústria da cana, o executivo foi homenageado na terça-feira (16/10), em cerimonia realizada no Grand Hyatt Hotel de São Paulo. O evento é realizado anualmente pela ProCana, empresa que publica o Jornal Cana, um dos principais veículos voltados para o setor sucroenergético nacional.
Ao receber o troféu, “Padua,” como é conhecido no setor, se mostrou emocionado. “Eu nasci e cresci em uma família muito humilde, comecei minha vida cortando cana aos sete anos de idade. Ou seja, ser premiado desta forma, em um evento como este, é motivo de muito orgulho,” afirmou.
Natural de Rio das Pedras (SP), Padua é considerado um dos profissionais mais respeitados do setor sucroenergético, onde acumula 36 anos de experiência. Ao longo de mais de três décadas, destacam-se principalmente suas atuações como coordenador de Administração e Finanças do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) e como supervisor Administrativo-Financeiro dos projetos financiados pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério da Indústria, Comércio e Tecnologia. De 1983 a 1990, participou da implantação do Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS) junto aos fornecedores de cana.
Integrante da equipe da UNICA desde 1990, Padua, que exerce o cargo de diretor Técnico da entidade desde 2003, assumiu a presidência interina a pedido do Conselho Deliberativo no final de março deste ano, quando o engenheiro agrônomo e economista Marcos Jank, também premiado pelo MasterCana como “Líder do Ano” em 2010,  anunciou sua saída do posto. No dia 1º de dezembro, Padua transmitirá a presidência executiva da entidade para a economista da Universidade de São Paulo (USP), Elizaberth Farina.
Formado pela Faculdade de Administração de Empresas, Serviço Social e Educação de Americana, com especialização em Administração de Projetos na Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA).