Produtores Rurais, Usinas e a ABAG/RP mais uma vez juntos contra os incêndios

18/07/2016 Agricultura POR: Assessoria de Imprensa
A Campanha Institucional de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, será lançada no próximo dia 21 de julho, em Ribeirão Preto. Pelo segundo ano consecutivo, a Campanha tem por objetivo esclarecer que os incêndios no campo são prejudiciais não só para a área rural, mas também para as cidades, a sociedade em geral e o meio ambiente. A exemplo de 2015, a estratégia é fazer uso da educação e da comunicação para conscientizar e incentivar a adoção de atitudes que evitem os incêndios. 
Segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a ocorrência de incêndios tende a aumentar nos meses de julho a setembro, devido à estiagem e à baixa umidade do ar, que favorecem a propagação rápida do fogo que pode destruir áreas agrícolas e de pastagens, além de matas nativas, sem contar os transtornos que causa para as populações das cidades.  
Campanha de 2015 
Em seu primeiro ano a Campanha reuniu associações e cooperativas representando 3.500 produtores rurais, e usinas de 10 grupos empresariais.  O mote do trabalho foi diferenciar queima controlada de incêndio, mostrar que a realidade tecnológica da cultura da cana-de-açúcar é a de colheita crua, enfatizando que os incêndios são tão prejudiciais para cidade quanto para o campo. 
Foram distribuídas 85 mil cartilhas, montados 118 outdoors, 121 placas de estrada, 53 busdoors e veiculados comerciais na televisão e rádio. O tema “incêndios” virou assunto para professores, alunos, trabalhadores e moradores das grandes e pequenas cidades.
Resultado 
A Campanha trouxe maior cooperação entre produtores e usinas, por meio de uma ampla rede de comunicação e de identificação de focos de incêndios, proporcionando ações rápidas e eficazes. O resultado de 2015 pode ser medido pelo número oficial de focos de incêndios, 1.984, quase 60% menor que no ano anterior, e também pela percepção do próprio setor produtivo da região de Ribeirão Preto que relata menor perda e prejuízo por episódio de fogo, criminoso ou acidental.
Campanha 2016
Em 2016 estão participando da Campanha nove os grupos empresariais da região de Ribeirão Preto: Pedra Agroindustrial; Grupo São Martinho; Grupo Balbo; Santa Fé; Ipiranga; Biosev; Guarani Tereos; Viralcool; Batatais, além de duas associações e cooperativas de produtores rurais: Canaoeste e Copercana; Socicana e Coplana.
Juntos eles produzem 85 milhões de toneladas de cana em aproximadamente 1 milhão de hectares. Esses grupos possuem brigadas que totalizam 1,5 mil colaboradores treinados e 215 caminhões equipados para o combate ao fogo. Cada um continua desenvolvendo individualmente trabalhos voltados para a prevenção e combate aos incêndios no campo, mas com a Campanha há uma soma importante, a atuação é mais integrada e cooperativa tanto dos recursos humanos, quanto da infraestrutura.
A Campanha, que nasceu como uma ação regional, neste ano vai extrapolar a região de Ribeirão Preto, por meio da adesão da Orplana. Ela chega a importantes regiões produtoras de cana-de-açúcar como Piracicaba, Araçatuba e Catanduva. A Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil, representa16 mil produtores de 33 associações que somados produzem cana-de-açúcar em 1 milhão de hectares.  
O trabalho de prevenção e conscientização da Campanha também será levado para outras regiões pelas usinas que o replicará em unidades industriais mais distantes, como a de Nova Independência, do Grupo Pedra; a de Leme, da Biosev; e a de Iracemápolis, do Grupo São Martinho.
São esforços que se somam para sensibilizar todas as regiões do Estado de São Paulo em relação aos prejuízos causados pelos incêndios.
Serviço
Local: Centro Empresarial Iguatemi - Auditório.
Avenida: Luiz Eduardo de Toledo Prado, 270, Vila Golfe, Ribeirão Preto
Data: 21/07/2016
Horário:  09h30
A Campanha Institucional de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, em 2016, será lançada no próximo dia 21 de julho, em Ribeirão Preto.  
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente constatou que o ano de 2016 está mais seco em relação a 2015. São preocupantes os dados quanto à ocorrência de incêndios. Foram 998 focos de 1º de janeiro até 30 de junho, um aumento de 83%. Este número, segundo a SMA/SP, é recorde e está acima dos registrados no mesmo período em 2010 e 2014, anos marcados por severas secas.  
 
Pelo segundo ano consecutivo, a Campanha será desenvolvida com o objetivo de esclarecer que os incêndios no campo são prejudiciais não só para a área rural, mas também para as cidades, a sociedade e o meio ambiente. O mote do trabalho continua sendo diferenciar "queima controlada" de "incêndio", e mostrar que o futuro da cultura da cana-de-açúcar tende, exclusivamente, à colheita mecanizada sem queima. 
 
A Campanha, que nasceu como uma ação localizada, neste ano vai extrapolar a região de Ribeirão Preto. A adesão de 33 associações ligadas à Orplana, que juntas representam16 mil produtores rurais, de cinco estados do Centro Sul; e as replicações promovidas em outras unidades das usinas, cooperativas e associações parceiras, multiplicarão o alcance da iniciativa. 
 
A área de cana alcançada pela Campanha em 2016 atinge 2 milhões de hectares, um milhão cultivados por produtores e um milhão pelos grupos empresariais do setor sucroenergético. 
 
A exemplo de 2015, a estratégia é fazer uso da educação e da comunicação para incentivar a adoção de atitudes que evitem os incêndios. A expectativa é que, como no ano passado, seja  intensificada a cooperação entre produtores e usinas, por meio de uma ampla rede de informação que permita conectar a pronta identificação de focos de incêndios com as brigadas mais próximas, o que representa agir mais rápida e eficazmente contra o fogo no campo. 
 
É a concentração de esforços para sensibilizar todos os cidadãos das regiões produtoras de cana do Centro Sul quanto aos prejuízos causados pelos incêndios. 
 
Campanha 2015 em números
O tema “incêndios” virou assunto para professores, alunos, trabalhadores e moradores das pequenas e grandes cidades. Palestras foram realizadas pelos parceiros em escolas, clubes de serviço, indústrias e agroindústrias. Foram distribuídas 85 mil cartilhas.  

 
Na região foram instalados 118 outdoors, 121 placas de estrada, além de 53 busdoors. 

 
Nas emissoras de rádio e televisão foram veiculados, durante três meses, comerciais institucionais, atingindo mais de 3,5 milhões de pessoas. 
 
Local: Centro Empresarial Iguatemi - Auditório.
Avenida: Luiz Eduardo de Toledo Prado, 270, Vila Golfe, Ribeirão Preto
Data: 21/07/2016
Horário:  09h30