atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Projeto Amendoim Copercana, soja e milho – resultados e estimativas

24/05/2013 Noticias do Sistema POR: Revista Canavieiros - Ed 83 - Maio 2013
Perto de terminar sua oitava safra, o Projeto Amendoim Copercana safra 2012/2013 atingiu seus objetivos de recebimento. A Copercana através da Uname - Unidade de Grãos, deverá receber cerca de dois milhões de sacas de seus produtores participantes do Projeto, cerca de 100 mil sacas a mais de sua estimativa inicial e 10% a mais que a safra 2011/2012.
A área total plantada do Projeto foi de cerca de 11 mil hectares distribuídos nas regiões de Ribeirão Preto, Marília, Tupaciguara – MG,  Aporé - GO  e Paracatu – MG. No decorrer do ciclo da cultura não houve falta de chuvas, o manejo de pragas e doenças foi realizado de forma adequada pelos produtores, de tal forma que poderíamos ter obtido uma safra recorde de produção, se não tivesse ocorrido um período de chuvas anormal no mês de abril, fato este que proporcionou perdas que em alguns casos chegou a 30%. Mesmo com esse problema, a produtividade média do Projeto foi superior a 175 sacas por hectare, o que foi plenamente satisfatório.
Para a próxima safra, os objetivos do Departamento Técnico de Grãos da Copercana são: realização de experimentos visando capacitar os técnicos para orientar melhor os produtores, manter ou até mesmo aumentar a produtividade média do Projeto, fator este muito importante para que os produtores tenham uma rentabilidade satisfatória com a cultura do amendoim, através da parceria com o IAC (Instituto Agronômico), de Campinas, continuar a desenvolver novas variedades buscando satisfazer nossos produtores quanto à produtividade e controle de doenças, bem como possam ser melhores utilizadas em áreas de rotação com a cana-de-açúcar e reivindicar junto às empresas produtoras de defensivos, um número maior de produtos registrados para a cultura, o que lamentavelmente tem diminuído a cada safra.
Outro fato relevante foi o recebimento de soja e milho pela cooperativa no segundo ano do projeto, onde as expectativas de recebimento foram plenamente realizadas. Com relação à soja, foram recebidas cerca de 300 mil sacas, cerca de 30% a mais que a safra passada. Com a cultura do milho, o recebimento foi de cerca de 140 mil sacas, 15% a mais que a safra 2011/2012.   
  
Em nome da diretoria da Copercana, gostaria de agradecer a todos que participaram - cooperados e funcionários - as expectativas foram cumpridas.

*gerente da Uname – Unidade de Grãos da Copercana