Próxima safra de grãos vai se configurando como mais uma de preços ótimos

01/10/2020 Agricultura POR: Marino Guerra

Estoques baixos nos Estados Unidos é um forte influenciador da tendência

As informações de que problemas climáticos no “Corn Belt” (principal região graneleira dos EUA) haviam afetado a produção já haviam influenciado os preços futuros da soja e milho em Chicago.

Pois essa construção de valor ganhou um novo aditivo através da publicação do relatório de posições de estoques no país em primeiro de setembro, que decepcionou as estimativas de mercado em 9,2% na soja e 11,3% no milho.

O primeiro retrato do fato já aconteceu com o fechamento do mercado futuro nos Estados Unidos ontem (30), onde a cotação da soja fechou com uma variação positiva de 3,07% no contrato para novembro/20. Para se ter noção a variação média dos três últimos dias havia ficado numa depreciação de 0,23%.

No milho não foi diferente, os contratos para dezembro/20 valorizaram 3,91%, nas três cotações anteriores o preço havia subido em 0,11%.

Perante o comportamento do mercado é cada vez mais recomendável que o produtor de cana, nas áreas de reforma, procure a soja, e para aqueles com áreas infestadas de pragas de solo, pode ser que valha a pena adotar a estratégia da rotação anual, fazendo soja-milho-soja antes da entrada do novo canavial.