Conhecido pelo "DNA" agropecuário, o banco de origem holandesa Rabobank pretende expandir sua área geográfica de atuação no Brasil como parte da estratégia que busca manter o crescimento anual de suas operações no segmento rural no país na casa dos dois dígitos.
Com ativos totais que superam a marca de US$ 6 bilhões no mercado brasileiro, o Rabobank conta por aqui com mais de 1,3 mil clientes, dos quais 1.040 no segmento rural. A divisão é responsável pelas operações de financiamento a grandes produtores, e atualmente os que se dedicam aos grãos sobretudo em Mato Grosso e no "Mapitoba" (confluência dos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) representam mais de 50% da carteira.
"Uma das novas fronteiras para os nossos negócios serão os grandes produtores de frutas do Vale do São Francisco", afirmou Fabiana Alves, diretoraexecutiva responsável pela divisão Rural Banking da instituição no país. Fabiana foi nomeada para o cargo em novembro, em substituição a Antonio Carlos Ortiz, que deixou o banco, e teve seu nome aprovado pelo Banco Central em fevereiro.
Para conseguir cumprir o objetivo de manter o crescimento anual de sua divisão em dois dígitos, Fabiana confia em sua experiência de mais de duas décadas com o pé na terra. Formada em agronomia na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Fabiana iniciou sua carreira trabalhando em um projeto de produção integrada de leite de alto valor agregado.
No fim da década de 1990 foi para a Sucos Del Valle, que estava iniciando suas operações no Brasil, depois fez consultorias, e em 2004 se mudou para os Estados Unidos, onde concluiu em 2008 seu MBA focado em negócios sustentáveis.
Foi recrutada pelo Rabobank nos EUA e depois transferida para o Brasil. Antes de assumir a diretoriaexecutiva responsável pelo segmento rural, que hoje conta com 16 agências e 125 funcionários, trabalhava na área de consultoria do banco.
"No segmento rural, os principais desafios de nossos clientes atualmente são gestão e governança, logística e sustentabilidade", afirma Fabiana. Além da expansão geográfica prevista, diz ela, também é possível desenvolver melhor a atuação do Rural Banking na pecuária. Agroindústrias e cooperativas são atendidas pela divisão "corporate" da instituição.
Conhecido pelo "DNA" agropecuário, o banco de origem holandesa Rabobank pretende expandir sua área geográfica de atuação no Brasil como parte da estratégia que busca manter o crescimento anual de suas operações no segmento rural no país na casa dos dois dígitos.
Com ativos totais que superam a marca de US$ 6 bilhões no mercado brasileiro, o Rabobank conta por aqui com mais de 1,3 mil clientes, dos quais 1.040 no segmento rural. A divisão é responsável pelas operações de financiamento a grandes produtores, e atualmente os que se dedicam aos grãos sobretudo em Mato Grosso e no "Mapitoba" (confluência dos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) representam mais de 50% da carteira.
"Uma das novas fronteiras para os nossos negócios serão os grandes produtores de frutas do Vale do São Francisco", afirmou Fabiana Alves, diretora executiva responsável pela divisão Rural Banking da instituição no país. Fabiana foi nomeada para o cargo em novembro, em substituição a Antonio Carlos Ortiz, que deixou o banco, e teve seu nome aprovado pelo Banco Central em fevereiro.
Para conseguir cumprir o objetivo de manter o crescimento anual de sua divisão em dois dígitos, Fabiana confia em sua experiência de mais de duas décadas com o pé na terra. Formada em agronomia na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Fabiana iniciou sua carreira trabalhando em um projeto de produção integrada de leite de alto valor agregado.
No fim da década de 1990 foi para a Sucos Del Valle, que estava iniciando suas operações no Brasil, depois fez consultorias, e em 2004 se mudou para os Estados Unidos, onde concluiu em 2008 seu MBA focado em negócios sustentáveis.
Foi recrutada pelo Rabobank nos EUA e depois transferida para o Brasil. Antes de assumir a diretoriaexecutiva responsável pelo segmento rural, que hoje conta com 16 agências e 125 funcionários, trabalhava na área de consultoria do banco.
"No segmento rural, os principais desafios de nossos clientes atualmente são gestão e governança, logística e sustentabilidade", afirma Fabiana. Além da expansão geográfica prevista, diz ela, também é possível desenvolver melhor a atuação do Rural Banking na pecuária. Agroindústrias e cooperativas são atendidas pela divisão "corporate" da instituição.