Segunda etapa acompanhou o início do fechamento de rua de três produtores localizados entre Sertãozinho e Barretos

Lavoura de produtor do projeto em Barretos-SP
Dando continuidade ao projeto de cobrir toda a temporada do amendoim com o objetivo de integrar as diversas microrregiões de lavoura participantes do projeto da Copercana, criando um banco de informação e troca de experiências que leve ganho de conhecimento e consequentemente evolução, a Revista Canavieiros traz o segundo capítulo do seu rally da safra.
Dessa vez, foram visitadas no dia 10 de dezembro, três áreas de cooperados diferentes nos municípios de Sertãozinho, Pitangueiras e Barretos, focando o desempenho das plantas no estágio da florada e fechamento de rua.
Sertãozinho
Leonardo Angelo Fabio, que cultiva cerca de 20 alqueires em Sertãozinho disse que o regime de chuva, até novembro, próximo das normais climáticas, foi determinante para que o cronograma de trabalho na fase de plantio e primeiras aplicações tivesse sido realizado com sucesso.
“Nós sempre trabalhamos com o objetivo de preparar a terra o mais rápido possível para entregá-la cedo, contudo no ano passado, tivemos a falta de chuva o que atrasou o nosso plantio até dezembro. Outro ponto são as aplicações, nessa etapa conseguimos já fazer quatro aplicações a cada 12 dias”, disse Fabio.
Na visita, o produtor levou a equipe até um talhão desenvolvido como campo de sementes. Com o plantio realizado no dia sete de outubro, falta pouco para a área completar o fechamento de rua com as plantas apresentando folhas bastante saudáveis.


O agrônomo da Copercana, Edgard Matrangolo Junior, ao lado do produtor, Leonardo Angelo Fabio. Reparem (foto feita no dia 10 de dezembro) na ótima formação do seu campo de sementes plantado dia sete de outubro
Pitangueiras
Responsável por uma lavoura com 50 alqueires, a qual foi plantada entre os dias sete de outubro e 17 de novembro, Silvano Marcos Martins ressaltou o vigor da semente que nasceram de maneira perfeita.
Ele ainda disse que estava ansioso em conferir o resultado do plantio porque, para a atual temporada, utilizou duas plantadeiras novas. Pela ótima formação de uma área de plantio visitadas, realizado em novembro, o casamento máquina e sementes foi muito bem-sucedido.


Edgard Matrangolo Junior ao lado do cooperado Silvano Marcos Martins. Plantio com um pouco mais de um mês (foto feita em 10 de dezembro) apresenta boa formação das linhas
Barretos
Plantando 400 hectares dentro do Projeto Amendoim Copercana, João Paulo Sestari é um dos maiores entusiastas da variedade IAC 505, a qual ele cultiva em sua totalidade destacando sua rusticidade quanto a doenças e, perante sua experiência e forma de manejos, maior produtividade.
Com as ruas praticamente fechadas, ele considerou o plantio da atual safra tranquilo, o qual aconteceu ao longo de um mês principalmente pelo fato dos insumos e sementes ter sidos entregues no tempo certo e o clima, onde as chuvas vieram intercaladas de dias de sol, ideais para o desenvolvimento da planta.

Matrangolo ao lado de Sestari, produtor utilizou apenas o IAC 505 nessa temporada em decorrência a sua maior resistência às pragas