atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Rastreabilidade do Amendoim

09/05/2012 Noticias do Sistema POR: Revista Canavieiros
*Vânia Junqueira
 
A rastreabilidade é um conceito que surgiu devido à necessidade de saber em que local é que um produto se encontra na cadeia logística sendo, também, muito usado em controle de qualidade de alimentos e remédios.
Em termos práticos, rastreamento é saber "o que" (o produto ou bem), "de onde" veio (a origem) e "para onde" foi (destino).
No mercado do amendoim uma das maiores exigências do Ministério da Agricultura diz respeito à rastreabilidade, tornando-a parte integrante da gestão da política da qualidade em todas as etapas da cadeia produtiva.
Este processo de rastreabilidade é iniciado no momento da entrega das sementes aos produtores do Projeto Amendoim, que recebem o Caderno de Campo (imagem 1) documento que é de responsabilidade do produtor e que deve conter as informações referentes às etapas de plantio, cultivo e colheita do grão. O preenchimento é orientado e supervisionado pelo Departamento Técnico da Copercana.
Na etapa de pós colheita o produto é recebido pela Uname - Unidade de Grãos da Copercana para secagem, pré-limpeza e armazenamento do amendoim em casca. A rastreabilidade do campo é mantida no recebimento através da criação do número do romaneio no sistema Copercana e de rotinas de produção e de armazenamento que garantem a separação do produto a cada etapa da cadeia de produção. Como, por exemplo, a etiqueta que é colocada em cada Bag (imagem 2) de amendoim armazenado.
Na etapa de expedição para a unidade de beneficiamento trabalhamos de forma manual, a evolução do sistema de rastreabilidade será a modernização do sistema de expedição utilizando a informatização pela utilização de código de barras, para que a expedição do produto seja feita automaticamente.
O rastreamento é um instrumento fundamental quando a mundialização dos mercados comerciais torna muito difícil a identificação da origem das matérias-primas e das circunstâncias em que se realiza a produção de alimentos.
O produtor - como etapa inicial da cadeia produtiva - tem primordial importância no relato das informações da lavoura no Caderno de Campo, informações que serão passadas para as outras etapas de produção.
Assim, a rastreabilidade do amendoim é ferramenta fundamental para a Copercana na identificação de qualquer problema que possa surgir,  definindo sua origem, afim de permitir uma intervenção rápida, resolução e o aprimoramento continuo do sitema de produção, de forma a contribuir para produção de alimentos seguros  e de qualidade.
*Coordenadora de Segurança de Alimentos