Recolhimento de embalagens vazias de defensivos no MT cresce 4%

15/08/2013 Meio Ambiente POR: Gazeta Digital
Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos aumentou 4% em Mato Grosso nos primeiros 7 meses de 2013. Nesse período, 6,285 mil toneladas de recipientes foram entregues pelos produtores, contra as 6,025 mil toneladas recebidas no mesmo período de 2012 pelo Sistema Campo Limpo, representado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). A expansão estadual só não superou a média nacional de 9% de crescimento registrado no mesmo intervalo.

Na avaliação da coordenadora Regional do inpEV, Rosângela Gomes, os números são esperados, considerando que o incremento na coleta tende a ser menor no Estado que irá crescer mais em decorrência da área plantada. “Estamos muito próximos da maturidade”, diz Rosângela, explicando que o foco agora é atender as regiões mato-grossenses em fase de expansão agrícola. A coordenadora cita como exemplo o posto recém instalado em Juara (a 709 km da Capital). “As áreas de grande volume de produção estão todas cobertas com unidades de recebimento”.

Em Mato Grosso, o inpEV possui 15 Centrais de recolhimento com estruturas maiores, onde é feita a seleção e a compactação das embalagens para o destino final, e 17 postos para coleta a granel. O 18º posto do instituto no Estado está prestes a entrar em operação no município de Gaúcha do Norte (a 595 km da Capital) para o alívio dos produtores da região, que terão os custos de transporte reduzidos. 

A presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Neuza Wessner, conta que os agricultores precisam levar as embalagens para unidades instaladas em Canarana, percorrendo 160 km de estrada de chão, ou Primavera do Leste, atravessando 350 km de rodovia. Segundo Neuza, o novo posto chega em um bom momento, já que a área plantada na região deve aumentar cerca de 30 mil hectares na próxima safra, sendo atualmente de 130 mil ha.

O inpEV estuda a implantação de outros locais de coleta em Mato Grosso. Os investimentos em postos também podem ocorrer caso a demanda seja ampliada, explica Rosângela, lembrando do caso de 2 unidades (Sinop e Campos de Julio) que foram transformadas em centrais de recolhimento. “A agricultura está muito dinâmica”.

CAMPO LIMPO - Instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008, o Dia Nacional do Campo Limpo será comemorado em 14 das 15 Centrais de Recebimento do inpEV de Mato Grosso. A programação alusiva a data está marcada para sexta-feira (18) quando as centrais do inpEV abrirão às portas para a comunidade conhecer o sistema de trabalho realizado pelo instituto. No entanto, a coordenadora conta que algumas unidades já estão realizando atividades durante esta semana, como palestras e exposições em faculdades, escolas e shopping.