Rede social conecta segmento agrícola

08/10/2012 Geral POR: Folha Web
A Basf lançou uma nova ferramenta que aumenta a interatividade entre agricultores, cooperativas, distribuidores, pesquisadores, professores, consultores, profissionais das áreas técnicas e de vendas da empresa e representantes de entidades governamentais. O Porteira será uma rede social do segmento agrícola com conteúdo personalizado para cada usuário. O acesso à rede será restrito a convidados. O portal vai disponibilizar alertas de doenças e pragas, boletins climáticos, artigos científicos, inovações tecnológicas, mapas com dados e indicações geográficas, cotações e rede de contatos do setor.

O conteúdo, que pode ser utilizado para planejamento de safra, será distribuído em seis sessões: catálogo de produtos, mapas (com informações georrefenenciadas), ciência e conhecimento, programas e campanhas, rede de contatos, mensagens e alertas. Segundo o vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf para o Brasil, Maurício Russomanno, o projeto entra em fase de testes de funcionalidade em novembro e o lançamento oficial deve ser feito em abril de 2013. ''Com essa novidade, os dados já compartilhados em outras plataformas da Basf serão interligados. As informações e mensagens trocadas pelos usuários do Digilab passam também a ser compartilhadas pelo Porteira'', afirma.

Lançada em 2008, a primeira versão do Digilab já é utilizada por 3 mil usuários no campo, monitorando cerca de 20 milhões de hectares no País. Durante o Top Ciência, a Basf lançou a versão mobile do Digilab 2.0, que estará disponível no mercado a partir de dezembro ao preço de R$ 3 mil, incluindo módulos de 16 culturas. Segundo Russomanno, em 2011, mais de 16 mil imagens foram catalogadas por meio do Digilab.