Região de Ribeirão é destaque do estado na qualidade da cana

22/03/2021 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra

Números comprovam que temporada foi positiva também dentro da porteira

Não foi apenas a grande recuperação dos preços ligados ao setor sucroenergético no segundo semestre o motivo do bom preço da cana-de-açúcar na safra 20/21, o resultado na lavoura também foi muito bom, como mostra o “Observatório da Cana” (página com informações referentes ao setor dentro do portal da Unica), através da divulgação de relatório mostrando a produção de açúcar no período.

No estado de São Paulo, a região com melhor desempenho foi a de Ribeirão Preto, que conseguiu em média 143,76 kg de ATR por tonelada de cana entregue, superando o desempenho estadual, que ficou em 142,22.

O estudo também mostra o desempenho da matéria-prima vinda de fornecedores, que foi maior que a cultivadas pela indústria em 0,56 kg de ATR por tonelada de cana (144,05 contra 143,76).

Batendo o teto de 163,34 kg no mês de setembro, se considerar a média de qualidade, para conseguir ter chegado as 15 toneladas de açúcar por hectare, número considerado como um alvo de produtividade da cultura, foi preciso ter em peso 105 toneladas de cana por hectare, número que não deve estar tão distante daqueles produtores mais tecnificados.