atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Resultado surpreendente no controle de broca no Grupo Jalles Machado

09/10/2013 Cana-de-Açúcar POR: CanaOnline
Após manejo integrado de controle de praga, grupo goiano reduz a infestação de broca-da-cana de 15% para 1,34%
 

Por Luciana Paiva
O Grupo Jalles Machado conta com duas unidades produtoras no interior de Goiás, a Jalles Machado e a Otávio Lages. Buscar a eficiência em todas as tapas do processo é uma de suas características. Por isso, quando a infestação de Diatraea saccharalis (broca) nos canaviais da Jalles saltou de 5% em 2011 para 15% em 2012, incomodou seus profissionais.
As lagartas causam inúmeros prejuízos à plantação. Elas abrem galerias, ocasionando perdas de peso da cana e morte das gemas. Isso influência negativamente na germinação. Em canaviais recém-plantados, esses organismos ocasionam o secamento dos ponteiros, o que é conhecido como coração morto.
Os prejuízos indiretos causados pela praga também são consideráveis. Por meio dos orifícios abertos pelas lagartas, penetram fungos causadores da podridão vermelha do colmo. Esses seres invertem a sacarose, diminuindo a pureza do caldo e dando menor rendimento de açúcar e álcool. Além disso, influenciam na coloração do açúcar, que é um fator importante no controle de qualidade do produto.
Os profissionais da Jalles intensificaram as buscas por meios para reduzir essa infestação, mas sem abrir mão de proteger o meio ambiente, afinal, a empresa é um dos maiores produtores do Brasil de açúcar orgânico, produz desde 2003, é detentora da ISO 14000 (ambiental) e do selo EcoSocial do Instituto Biodinâmico. Foi, aí, que em 2012, a DuPont os convidou para desenvolver um projeto de controle da broca-da-cana. O resultado foi excelente, tanto que, Patrícia Rezende Fontoura, gestora de Planejamento e Pesquisa, da Jalles, participou do 9º Insectshow para apresentar o tema: Manejo Integrado da broca-da-cana na Jalles Machado.
Confira matéria na íntegra na edição 4 da revista digital CanaOnline – acesse – www.canaonline.com.br