Resumo do dia: quarta-feira, dia 13 de outubro

13/10/2021 Noticias POR: Redação

▶ Agronegócio: A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) criticou o corte de mais de 90% no crédito suplementar que iria para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Segundo a entidade, o enxugamento dos recursos traz riscos à pesquisa agrícola e ao agronegócio nacional. (Fonte: Valor Econômico)

▶ Combustível: A gasolina foi mais competitiva que o etanol em todos os Estados apurados e no Distrito Federal na semana passada, mostra levantamento da ANP compilado pelo AE-Taxas. Os critérios consideram que o etanol de cana ou de milho, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso. Na média dos postos pesquisados no País, o etanol está com paridade de 78,06% ante a gasolina. (Fonte: Broadcast)

▶ Safra sucroalcooleira: As usinas do Nordeste e do Norte do país começaram a safra sucroalcooleira regional 2021/22 com um cenário climático mais favorável, o que deve oferecer um ligeiro alívio à oferta de etanol no mercado interno. Depois das chuvas dos últimos dois meses e com a perspectiva de que o fenômeno La Niña cause mais precipitações, há previsão de aumento da moagem de cana nas duas regiões, o que deve ampliar a produção de etanol anidro e de açúcar na temporada. (Fonte: Valor Econômico)

▶ Commodities: A alta de preços resultante dos vários choques da pandemia contribuiu para as commodities avançarem como nunca nos embarques brasileiros. De janeiro a setembro deste ano, elas chegaram a uma marca histórica para o período, de 69,7% do valor total exportado. Em iguais meses de 2020, foram 67,5%. O nível deste ano está quase dez pontos percentuais acima do de 2019, de 60,6%, patamar em torno do qual a fatia orbitou por praticamente dez anos, sempre considerando os mesmos nove meses. (Fonte: Valor Econômico)