Resumo do dia: quinta-feira, dia 16 de setembro

16/09/2021 Noticias POR: Redação

▶ Agronegócio: O PIB do agronegócio brasileiro cresceu 9,81% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período de 2020, informou em nota o Cepea e a CNA, na quarta-feira (15). Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio da expansão de 14,46% no ramo agrícola, puxada pelos altos preços dos grãos, enquanto a pecuária registra queda de 2,18% por causa da diminuição do abate de bovinos e alta de custos. (Fonte: G1)

▶ Soja: Importadores chineses compraram de quatro a seis carregamentos de soja brasileira no início desta semana para embarque em outubro e novembro, um acordo incomum considerando o período de pico de exportação dos Estados Unidos nesses meses. Os acordos foram assinados em momento em que terminais de exportação ao longo da Costa do Golfo dos Estados Unidos, na Louisiana, o polo de transporte de grãos mais movimentado do país, têm buscado se recuperar de danos, inundações e quedas de energia causados pelo furacão Ida em 29 de agosto (Reuters, 15/9/21)

▶ Seguro Rural: A CNA pediu ao Tesouro Nacional uma suplementação orçamentária de R$ 376 milhões para o PSR - Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural deste ano. A entidade apresentou a demanda em ofício encaminhado ao secretário do Tesouro, Bruno Funchal. "Esse crédito suplementar garantirá a cobertura de seguro para mais 4,5 milhões de hectares e de 50 a 70 mil apólices", diz o documento, assinado pelo presidente da CNA, João Martins. (Fonte: Valor Econômico)

▶ Geral: O Banco Central anunciou na quarta-feira (15) novas regras que obrigam os bancos a incorporar risco relacionados a mudanças climáticas a seus testes de estresse a partir de julho de 2022. A autarquia também tornou obrigatório às instituições, as informações divulgadas ao clima como parte de seus relatórios financeiros, o que está em linha com recomendação da força tarefa do Conselho de Estabilidade Financeira do G20 que trata do tema (TCFD na sigla em inglês). (Reuters)