Ridesa apresenta características dos novos clones potenciais de cana RB
03/07/2013
Cana-de-Açúcar
POR: Assessoria de imprensa RIDESA
O censo varietal dos canaviais de São Paulo e do Mato Grosso do Sul indica que as variedades RB ocupam 63,2% da área de plantio e 59,7% da área de cultivo nos dois estados
Durante a Reunião Técnica da RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), promovida no início de abril, no auditório do Centro de Ciências Agrárias da UFScar (Universidade Federal de São Carlos), localizado em Araras, SP, os pesquisadores apresentaram aos fornecedores de cana, de 13 associações de vinculadas à Rede, seis novas possíveis liberações de variedades da RIDESA: RB 975157, RB 975184, RB 975201, RB 975242, RB 975932 e RB 975952.
“Apresentamos as variedades que serão liberadas e as recomendações de uso”, disse Hermann Paulo Hoffmann, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da UfScar. Inclusive foi publicado um boletim específico sobre as possíveis liberações.
Os novos clones
RB 975157
Alta produtividade agrícola, indicada para ambientes de médio e alto potencial e colheita no meio da safra. Tem alto teor de sacarose, é ereta e resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.
RB 975184
Alta produtividade agrícola, com excelente brotação de soqueira. Plantio em ambientes de médio a alto potencial e colheita no meio da safra. É ereta e tem alto teor de sacarose. É resistente a ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.
RB 975201
Alta produtividade agrícola e alto teor de sacarose. Plantio em ambientes de médio a alto potencial e colheita no meio a fim de safra. É resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.
RB 975242
Alta produtividade agrícola, plantio em ambientes de médio potencial e colheita no meio a fim de safra. É ereta e resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.
RB 975932
Apresenta produtividade e riqueza. Recomendada para plantio em ambientes de médio a alto potencial e colheita no início a meio da safra. É resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.
RB 975952
Precoce e alto teor de sacarose. Recomendada para ambientes de médio a alto potencial. É resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.