Rumo ao crescimento

28/09/2021 Noticias POR: FERNANDA CLARIANO


Marcio Fernando Meloni - Diretor comercial Varejo da Copercana

 

Trabalhar para fortalecer a marca no presente, mas com visão igualmente voltada ao futuro da coo­perativa bem como dos seus cooperados, clientes, parceiros e funcionários. Essa tem sido a missão do dire­tor comercial de Varejo da Copercana, Marcio Fernando Meloni, que concedeu entrevista à reportagem da Revista Canavieiros. O executivo destacou na ocasião o lado social, sustentável, os aspectos humanos bem como a expansão e planejamento da área de varejo e o avanço tecnológico impulsionado pela pandemia da Covid-19, principalmente no que se refere ao comércio eletrônico, considerado um grande desafio. Confira!

Revista Canavieiros: O senhor tem uma história no coo­perativismo. Quando ingressou? Foi sempre no segmento de varejo?

Marcio Meloni: Entrei na Sicoob Cocred na época era apenas Cocred em 1976, em abril de 2021 fiz 45 anos de cooperativismo - 42 anos deles na cooperativa de crédito e 3 anos na Copercana como diretor de varejo.

Revista Canavieiros: De que forma o cooperativismo con­tribuiu para o seu crescimento profissional e que aprendi­zado destaca em sua trajetória?

Meloni: O cooperativismo nos traz o sentido de união, da ajuda, principalmente na área em que atuei de crédito. Por muitas vezes visitei cooperados para ver de fato como estava sua situação procurando entender o problema e ten­tando buscar soluções tanto para ele quanto para a coope­rativa e o mais importante disso era conhecer essas pes­soas. Trabalhávamos com os nomes e eu conhecia todas as pessoas que atendia - nada era por códigos ou números. Acho que o cooperativismo me ajudou a entender que os cooperados são donos da instituição, merecem todo o res­peito independente de quem seja. Todos merecem o mesmo respeito e trabalhava atendendo todos com igualdade.

Revista Canavieiros: A pandemia fortaleceu ainda mais a forma da cooperativa pensar o varejo?

Meloni: Eu acho que sim. Quando entrei na Copercana há três anos, havia certo ‘pé atrás’ com o varejo, pois os negó­cios da cooperativa sempre foram os insumos, a área agrí­cola e o varejo era um braço para que pudéssemos trazer dinheiro de fora para dentro do cooperativismo. Esse sem­pre foi o grande objetivo do varejo. E a pandemia acabou de fato fortalecendo porque tivemos um crescimento muito bom na área dos supermercados, por incrível que pareça na área de combustíveis fomos bem também, mesmo com a queda no consumo pelo fato das pessoas terem ficado em casa por um período trabalhando home office. As lojas também tiveram sucesso, pois seguimos trabalhando res­peitando todos os protocolos exigidos e dessa forma não deixamos de auxiliar os produtores nas suas necessidades para os serviços do dia a dia no campo.

Revista Canavieiros: A pandemia acelerou o processo de digitalização para o mundo, inclusive trazendo mais clien­tes para os canais digitais. De que maneira a transformação digital tem contribuído com as vendas? Como a Copercana tem trabalhado essa questão?

Meloni: Infelizmente não estávamos totalmente prepara­dos para uma explosão no consumo via e-commerce

Durante a pandemia, a necessidade de ter essa área nos fez enxergar que deveríamos investir e assim fizemos. Não deixamos de atender os nossos clientes, atendemos via telefone, mas vamos iniciar o e-commerce em outubro-no­vembro. A pandemia fez sim com que apressássemos esse tipo de processo e isso foi bom para nós.

Revista Canavieiros: Foram feitos investimentos para a expansão da rede de supermercados, lojas de ferragens e magazine?

Meloni: Da minha entrada na Copercana para cá, tive­mos a inauguração da loja de Ferragens e Magazine na cidade de Monte Alto e várias reestruturações tanto nos supermercados quanto nas lojas de ferragens e magazine. Estamos nos reestruturando para melhor atender os nos­sos cooperados e clientes que merecem se sentir em casa e também temos planejamento de crescimento.

Revista Canavieiros: Qual a meta da área de varejo da Copercana para os próximos anos?

Meloni: Até 2022 estamos programados para fazer todas as reformas necessárias em nossas lojas e supermercados. São 22 lojas, seis supermercados e oito postos de combus­tíveis. A partir de 2023, a nossa meta é a inauguração de mais um supermercado e uma loja de ferragem e magazine por ano.

Revista Canavieiros: A Copercana tem expandido suas propagandas em canais de televisão. Qual a importância do anúncio em TV para o varejo?

Meloni: O varejo não atende só os nossos cooperados e sim o público em geral. A grande vantagem da televisão é abranger e nos tornar conhecidos para o público. Somos muito bem aceitos dentro do nosso público que é o produtor rural e as pessoas mais próximas que nos conhecem, mas falta ainda para a Copercana ter um acesso mais amplo e esse é o nosso objetivo na TV.

Revista Canavieiros: Recentemente a rede de supermer­cados Copercana realizou a campanha “Aniversário Pre­miado Copercana”, contemplando 60 consumidores com bicicletas. Fale um pouco sobre essa promoção?

Meloni: Essa foi uma grata surpresa que tivemos pelo sucesso que foi a campanha. Bicicleta significa menos poluição, saúde, exercício e a Copercana está voltada para esse tema que para nós é muito importante e foi uma grata surpresa porque o pessoal aderiu a campanha e gostou demais desse tipo de ação. Novas promoções estão por vir e com certeza irão agradar os nossos clientes.

Revista Canavieiros: Qual o maior desafio do varejo atu­almente?

Meloni: São vários desafios. Quando entrei era uma área desconhecida para mim que até então passei 42 anos ven­dendo um único produto que era crédito. Quando assumi o varejo me deparei com supermercados, postos combustí­veis, lojas de ferragens e magazine e foi um grande desafio. Entender tudo isso, aprender, saber que às vezes é preciso ajuda de pessoas de fora e contar com esse auxílio e com a experiência dos nossos colaboradores, foi muito impor­tante. Dessa forma temos trabalhado visando ao cresci­mento, vencendo os desafios do dia a dia e colhendo frutos.

Revista Canavieiros: Durante a pandemia muitas pessoas passaram a repensar o seu papel na sociedade. O senhor acredita que isso tenha contribuído como um start para que as empresas pudessem implementar o ESG?

Meloni: Não acredito que foi a pandemia que trouxe, e sim que seja a necessidade de se viver em sociedade e de maneira tranquila com as pessoas. Eu acho que con­tribuir com o planeta, cuidar do seu lixo, a empresa ter uma governança adequada, dar tratamento adequado aos funcionários, respeitar o próximo são obrigações indepen­dentes de pandemia. Já faz algum tempo que se fala em ESG, mas agora me parece que está vindo com mais ênfase e não é um modismo. Na Copercana já trabalhamos esse conceito, temos a Copercana Sustentável, a Reciclagem de Lixo, a parte de governança está avançando muito, a nossa área social já temos há muito tempo, é claro que precisa melhorar, não há dúvidas, por isso estamos trabalhando essa questão. A Copercana contratou uma consultoria para nos auxiliar para que possamos renovar a nossa gover­nança, o nosso social, o meio ambiente, que nos ajude a melhorar isso para sabermos trabalhar o que já temos.

Revista Canavieiros: Quais os impactos das práticas ambientais, sociais e de governança nos negócios em espe­cial no setor de varejo?

Meloni: Se de um lado precisamos melhorar o que já temos, muitas empresas precisam implantar isso ainda. Estamos começando a desenvolver regras para os fornece­dores que queiram vender para os nossos supermercados, se não seguirem as práticas do ESG provavelmente não terão condições de fecharmos negócios.

Revista Canavieiros: De modo geral, como tem sido o ano de 2021 para Copercana?

Meloni: Esse é um ano que tem nos surpreendido. Por tudo que estamos vivendo em 2021, um ano com uma seca jamais vista e geadas, estamos tendo um crescimento que não esperávamos. Só temos que agradecer porque a Coper­cana está indo muito bem. Eu acho que a confiança que os produtores, cooperados e os funcionários têm na coopera­tiva, levam todos a remarem em um lado só visando a um crescimento. Por isso não temos medido esforços em auxi­liá-los da melhor forma possível com respeito e dedicação.