atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Safra mineira de trigo

26/11/2019 Agricultura POR: Marino Guerra
Safra mineira de trigo

Números fracos já eram esperados

Fechando no mês de setembro, a safra de trigo em Minas Gerais fechou com números parecidos em relação ao ano anterior, cerca de 210 mil toneladas. O que significou queda na produtividade, já que foram cultivados no período 88 mil hectares do cereal, alta de 5% frente a 2018.

Segundo a Embrapa Trigo, a causa para os números tímidos foi a incidência da brusone, que afetou muitas lavouras quando estavam no período de desenvolvimento vegetativo, ocorrendo primordialmente em decorrência de chuvas acima da média e dias mais nublados ao longo dos meses de março e abril. Também pode destinar um percentual de perdas a geada que atingiu muitas áreas no último inverno.

Em reportagem ao portal da Embrapa, o produtor e cooperado Junior Guidi contou que acabou o ciclo desse ano com números aquém do que esperava, 22 sacos/hectare no sequeiro e 65 sacos/hectare no irrigado, mas com margens positivas principalmente em razão do baixo custo das sementes e com a estratégia de apenas uma aplicação de fungicida.

Outra ação destacada pelo agricultor que vai impactar no ganho de rentabilidade foi o investimento em silos bolsa o que permitirá o armazenamento da produção visando preços melhores conforme o calendário vem ganhando o período de entressafra.