Safra 2012/13 pode chegar a 185 milhões de toneladas de grãos

22/11/2012 Agricultura POR: Redação Sou Agro
O Brasil deve colher cerca de 185 milhões de toneladas de grãos na safra 2012/13, 20 milhões de toneladas acima do resultado obtido no ciclo anterior. A estimativa preliminar é da Expedição Safra, levantamento técnico-jornalístico realizado pelo jornal “Gazeta do Povo” (PR), que teve sua 7ª edição lançada, nesta terça-feira (20), em Goiânia (GO).
Nas próximas semanas, as equipes da expedição irão visitar os principais polos produtores de grãos espalhados por todas as regiões do País, a fim de lapidar a projeção. A expectativa inicial é de que a área plantada alcance 54,5 milhões de hectares na próxima temporada.
A soja ocupará 27,5 milhões de hectares, 9% a mais do que no ciclo passado, com potencial produtivo de 81 milhões de toneladas, elevando o Brasil ao posto de maior produtor. Já o milho perderá espaço para outras culturas como a própria soja e o algodão, com uma estimativa de 36,7 milhões de toneladas.
“O País está vivendo uma ótima fase. Os estoques mundiais estão baixos por causa da quebra da safra norte-americana e os preços estão bons. Para o Brasil é a hora de assumir seu papel como um dos principais produtores e exportadores mundiais de commodities agrícolas”, afirma Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra.
José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG), alerta para o recrudescimento dos problemas de infraestrutura logística que o País terá com o aumento da safra.
O dirigente estima que para melhorar a infraestrutura, da porteira até o embarque para a exportação, são necessários mais de R$ 120 bilhões em obras. “Sabemos que não é possível para o governo fazer todas as obras, mas a iniciativa privada também tem interesse nas melhorias e pode investir”, disse. Para mais informações: www.expedicaosafra.com.br.