atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Saiba mais sobre a Fundação Abrinq e o selo Empresa Amiga da Criança

Noticias do Sistema POR: Diana Nascimento

Copercana adquiriu a certificação recetemente

A Fundação Abrinq, fundada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Já o Programa Empresa Amiga da Criança (PEAC) foi criado em 1995 com o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para prevenção e combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo ao investimento social privado.

O PEAC possibilita a participação de cooperativas e empresas de todos os portes, atividades e regiões do país que tenham realizado ações sociais em benefício de crianças e adolescentes. Ao aderirem ao programa, as empresas estão engajadas com o compromisso de não explorar o trabalho infantil e não permitir esse tipo de atividade em sua cadeia produtiva, realizar ações sociais em benefício de crianças e adolescentes, promover a formação profissional por meio da Lei de Aprendizagem e o acesso ao emprego protegido para adolescentes.

As empresas se credenciam ao PEAC de forma voluntária e assinam um Termo de Compromisso em que constam as diretrizes do programa.

Para que as empresas possam atuar em regularidade com a legislação e trabalhar em suas cadeias produtivas no sentido de prevenir, combater e acelerar a erradicação do trabalho infantil no país, o programa recomenda a realização de algumas ações como:

  • inserção de cláusula contratual junto aos seus fornecedores, coibindo a mão de obra infantil;
  • realização de ações junto aos seus clientes, funcionários e comunidade, visando à prevenção e o combate do trabalho infantil,
  • contratação de aprendizes como forma de preparação para o mercado de trabalho e inserção protegida do jovem a este mercado.

Além do uso da cláusula contratual, outra maneira de combater o trabalho infantil é por meio da realização de campanhas de conscientização junto aos seus clientes, funcionários, fornecedores e à comunidade em seu entorno. A Fundação Abrinq estimula e disponibiliza materiais informativos que auxiliam em campanhas como a do dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e outras.

As empresas que assumem os compromissos do Programa Empresa Amiga da Criança recebem um selo, reconhecimento da Fundação Abrinq para empresas comprometidas com a causa da infância e adolescência, que:

  • agrega valor à imagem da empresa;
  • reconhece e dá visibilidade às ações positivas do setor privado em benefício de crianças e adolescentes;
  • é um instrumento de comunicação visual com o consumidor consciente, que identifica o engajamento social da empresa,
  • pode ser utilizado em todos os materiais de comunicação da empresa como site, papelaria, embalagens, notas fiscais, adesivos, luminosos, sacolas, banners, uniformes, etc.