Sala da Embrapa no 5º Congresso Nacional da Bioenergia discute biocombustíveis
23/10/2012
Geral
POR: Agência UDOP de Notícias
O Brasil está à frente em relação ao resto do mundo na produção de biocombustíveis. O etanol brasileiro produzido de cana-de-açúcar, evidencia a eficiência do setor sucroalcooleiro brasileiro, considerado o mais moderno e eficiente do mundo na produção e exportação de etanol e de tecnologia. Os biocombustíveis estarão em pauta na sala temática da Embrapa, durante o 5º Congresso Nacional da Bioenergia, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no Campus do UniSalesiano, em Araçatuba.
O ciclo de palestras inicia com o presidente interino da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, falando sobre "Biocombustíveis e a Agricultura Brasileira". Na sequência, o coordenador geral de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Cid Jorge Caldas, vai falar sobre "Sustentabilidade da Produção de Biocombustíveis e da Indústria Alcoolquímica no Brasil". Este primeiro painel será moderado pelo presidente da UDOP, Celso Junqueira Franco.
No segundo painel, moderado pelo chefe da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, o assunto biocombustíveis segue em discussão com a temática: "A Indústria Alcoolquímica no Brasil". Em seguida, o diretor executivo da Embrapa, José Geraldo de França, fala sobre "A Produção de Açúcares Vegetais no Brasil".
Após o almoço, o pesquisador da Embrapa, Pedro Abel Vieira Júnior, coordena o terceiro painel do dia, que conta com as presenças do chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Manzatto e do pesquisador em Agrobiologia, Segundo Urquiaga. O primeiro, ministra palestra sobre "A Expansão da Cana-de-Açúcar e a Nova Geografia Agrícola na Região Centro-Sul"; e o segundo sobre "Balanço e Sustentabilidade Energética dos Principais Sistemas Produtivos de Cana-de-Açúcar".
Para fechar o primeiro dia de Congresso, o assunto em destaque é o Dendê, abordado por profissionais da Embrapa. No primeiro momento, o pesquisador Alexandre Alves, fala sobre "Melhoramento genético de Dendê", e Nilton Vilela Junqueira aborda "Experiências da Embrapa na Subtropicalização do Dendê".
Na manhã do segundo dia de Congresso, palestras serão intercaladas com cases apresentados por profissionais das usinas da região. A palestra que abre os trabalhos tem como tema "Aspectos Técnicos da Rotação da Cana-de-Açúcar com Espécies de oleaginosas: vantagens e aspectos", com o pesquisador da Embrapa Solos, Pedro de Freitas. Na sequência, a Usina Guaíra apresenta um estudo de caso, relacionado ao tema anteriormente citado.
Antes do almoço ainda serão trabalhados os temas: "Adubação Organomineral", com o gerente agrícola da item=home_associadas&codemp=20864" target="blank">Usina São José da Estiva e "Aspectos Técnicos da Rotação da Cana-de-Açúcar com Sorgo Sacarino", com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, André May. Essas duas palestras serão coordenadas pelo gerente agrícola da Usina Paraíso, José Vanderlei Gonçalves.
Depois do intervalo para o almoço, o profissional da Embrapa Informática Agropecuária, Aryeverton de Oliveira aborda o assunto "Aspectos Econômicos e Institucionais da Rotação da Cana-de-Açúcar com outras Espécies Vegetais". Em seguida, a Usina Cerradinho faz a apresentação de um estudo de caso.
Para fechar a programação da Embrapa na 5ª edição do Congresso da UDOP, as usinas associadas do Grupo Renuka do Brasil e Grupo Clealco, fazem a apresentação de cases de sucesso.
A programação completa e inscrições podem ser feitas através do portal da UDOP no endereço www.udop.com.br. Para mais informações entrar em contato através do e-mail uniudop@udop.com.br ou pelo telefone (18) 2103 0528. Associadas UDOP têm direito a 10 cortesias.
O Congresso
O 5º Congresso Nacional da Bioenergia terá 10 salas temáticas com temas das áreas: agrícola; industrial; administrativa/financeira; comunicação; tecnologia da informação; Embrapa; mercado, comercialização e logística; sustentabilidade; saúde e segurança do trabalho; e recursos humanos.
O Congresso é promovido pela UDOP - União dos Produtores de Bioenergia e pela Stab - Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, com apoio cultural das empresas Canavialis, Ceres; Dedini, Deloitte, FMC; GE e Syngenta. As mídias parceiras desta edição são: Canal - O Jornal da Bioenergia, Revista CanaMix, Revista Idea News, Jornal Cana, Revista Stab e Universo Agro.