atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Seca favorece colheita da cana em São Paulo

31/10/2012 Cana-de-Açúcar POR: Redação Sou Agro
Depois de atrapalhar os produtores de cana-de-açúcar no primeiro semestre, o clima agora está ajudando a acelerar a colheita. Segundo a Somar Meteorologia, a região de Ribeirão Preto, um dos maiores polos canavieiros do País, recebeu em outubro menos da metade da chuva normal. A média do mês é de 135 milímetros, mas neste mês um bloqueio atmosférico impediu o avanço das frentes frias e fez com que chovesse apenas 62 milímetros acumulados na cidade.
Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), a colheita de fato acelerou na segunda quinzena de outubro, mas o teor de açúcares da cana foi sacrificado por causa do calor. Na região de Ribeirão Preto, a média de temperatura máxima para outubro está cerca de 4°C acima do normal para esse período, de acordo com a Somar.
Apesar de a produtividade de açúcar e etanol estar inferior à do ano passado, os meteorologistas da Somar esperam que as chuvas dos próximos dias devem elevar o nível de água no solo, o que favorece o desenvolvimento e crescimento dos canaviais cortados em 2012 e daqueles plantados ao longo dessa safra e que deverão ser colhidos em 2013.