Secretaria do Meio Ambiente lança Operação Corta Fogo 2012

23/05/2012 Meio Ambiente POR: Secretaria do Meio Ambiente
A população do estado de São Paulo vai ganhar uma importante ferramenta para o combate aos incêndios no período de estiagem. O governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), lança a Operação Corta Fogo – Campo sem fogo, Campo com vida 2012, nesta quinta-feira, 24, às 9 horas, em Ribeirão Preto.
A solenidade de lançamento será às 10h30, durante o encontro técnico para treinamento e capacitação das equipes envolvidas. Participam da solenidade, os secretários estaduais, Bruno Covas, do Meio Ambiente, Coronel Benedito Roberto Meira, da Casa Militar, e Antônio Ferreira Pinto, de Segurança Pública. Também presentes à cerimônia, o comandante do Policiamento Ambiental, Coronel Milton Sussumo Nomura, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Reginal Campos Repulho, e o presidente da União das Indústrias de Cana-de-açúcar (ÚNICA), Antônio de Pádua Rodrigues.
A época de seca em São Paulo ocorre nos meses de junho a outubro. Com ela, os focos de incêndios aumentam em todo o estado, causando prejuízos ao meio ambiente, à saúde da população e ao campo.
Também no evento serão discutidas ações e estratégias integradas, além de um treinamento técnico para as organizações envolvidas no Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e parceiros. A Operação foi implantada em 2011, pela primeira vez, e o número de incêndios foi reduzido em 40%, de 2.837 (2010) para 1.779 (2011).
A operação é uma ação conjunta da SMA, Casa Militar, Secretaria de Segurança Pública, Prefeituras e seus órgãos interligados, como a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).
A proposta é implantar um conjunto de ações para prevenir, monitorar e combater incêndios. Garantindo a vida no campo e nas florestas. O período de maior ocorrência de incêndios é a época de estiagem que ocorre de junho a outubro. Nesta época o ar seco e os fortes ventos, somados às festividades juninas e à maior freqüência das queimadas agrícolas, contribuem para o alastramento de focos de incêndios.
O encontro técnico será no Hotel JP. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria