Seminário sobre sorgo sacarino recebe pré-inscrições
15/08/2012
Geral
POR: Embrapa
Estão abertas as pré-inscrições para o Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol, realizado pela Embrapa e marcado para os dias 20 e 21 de setembro de 2012 em Ribeirão Preto (SP). Entre outros, os objetivos são discutir soluções para os gargalos técnicos, tanto agroindustriais como logísticos, que ainda dificultam a expansão dessa cultura agrícola em complemento à cana-de-açúcar para produção de etanol e articular PPPs (parcerias público privadas) para atuação nesse mercado.
As discussões ocorrerão dentro de duas agendas diferentes: tecnológica e estratégica. Pesquisadores, representantes de empresas privadas e de entidades do governo estão entre os participantes do seminário, que será realizado em Ribeirão Preto por conta do destaque da cidade e da região na produção de etanol.
Sorgo sacarino
O sorgo sacarino tem potencial para produção de etanol, de maneira complementar à cana-de-açúcar, tradicionalmente utilizada no Brasil para esse fim. As usinas de produção de etanol ficam ociosas durante parte do ano, o que acaba ocasionando aumento no preço do combustível. O sorgo pode movimentar as instalações das usinas justamente quando não há cana no mercado.
Entre os pontos importantes na produção de sorgo sacarino para etanol, a Embrapa destaca cinco: a época de semeadura; o uso de sementes com altos percentuais de vigor e de germinação; o espaçamento e a densidade da semeadura; a fertilidade do solo; e o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.
O evento é direcionado a alguns setores, como empresas que atuam no mercado de etanol e agentes financeiros. A coordenação do seminário está a cargo de André May, Evandro Mantovani, Frederico Durães, José Heitor Vasconcellos, Rafael Parrella, Robert Schaffert e Sidney Parentoni, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG).
Para obter informações sobre a pré-inscrição para o seminário, o telefone é o (31) 3027-1323 ou pelo e-mail: eventos@cnpms.embrapa.br