Setor desperta para necessidade de comunicar o valor do campo

30/01/2014 Agronegócio POR: Sou Agro com informações da assessoria do Global Agribusiness Forum
Possibilidades de comunicação e de marketing ainda largamente inexploradas, aliadas à percepção positiva da população, têm motivado empresas a explicitar seus laços com o agronegócio, a fim de capitalizar com a boa imagem do setor junto à sociedade.  De uns tempo para cá, temos visto instituições financeiras, indústrias químicas, de energia, máquinas e serviços legais se movimentando para saudar o trabalho do produtor rural e inaugurar uma nova imagem do agronegócio no País.
De acordo com a Pesquisa Nacional do Agronegócio 2013, realizada pelo Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), 81,3% da população brasileira acredita que o agronegócio é muito importante para a economia do Brasil, e a profissão de agricultor é a 5ª mais valorizada dentre as avaliadas.
Daniel Baptistella, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), explica que os esforços de comunicação do agronegócio ainda não são tão bem articulados quanto poderiam ser, mas que já existe certo alinhamento entre diferentes campanhas, e a renovação da imagem agrícola brasileira é tendência. “Passou a ser importante não só defender o setor, mas também explicar mais quem somos e o que fazemos para a sociedade”, comentou.
O executivo afirma que eventos e campanhas de grande magnitude geram percepção da importância e relevância do setor. “Quando até a imprensa não especializada vai cobrir o evento, evidencia que esse é um assunto relevante”. Uma destas iniciativas é o Global Agribusiness Forum, evento a ser realizado em março em São Paulo e que pretende discutir questões centrais para o setor, dentre as quais comunicação e problemas de imagem. Posicionando-se de forma democrática e moderna, por participar de um debate no qual palestrantes e plateia poderão interagir com uso de tecnologia de ponta, empresas do agronegócio podem começar a mudar a forma com que o setor é percebido.
Sucesso econômico
A antiga percepção da agricultura nacional como conservadora e retrógrada tem sido superada em grande parte devido ao sucesso econômico e das transformações sociais que o setor propicia, em um momento histórico no qual sua participação no PIB supera 30% e a geração de empregos e contribuição para o saldo da balança comercial proporciona ao País fortes elementos para sustentação de planos de reconstrução e recuperação da economia.
Apesar dessa realidade, a boa imagem da agricultura ainda tem sido pouco divulgada à sociedade como um todo. De acordo com dados da ABMR&A, dos R$ 57 bilhões investidos em publicidade no País no primeiro semestre de 2013, somente R$ 94 milhões foram dedicados ao marketing da agropecuária, o ínfimo percentual de aproximadamente 0,2%.
A senadora Katia Abreu (PMDB/TO), em palestra no Global Agribusiness Forum 2012, disse que a agricultura sempre teve um problema de imagem por não se comunicar bem o suficiente. “É preciso que sejam desconstruídas as inverdades e as falácias que emperram o desenvolvimento da produção agrícola e prejudicam a imagem do setor”, afirmou Abreu na primeira edição do evento, que reuniu produtores e indústria para um debate sobre como alimentar o mundo no futuro. Para a senadora, é preciso alinhar entidades e empresas para um discurso forte a favor da agricultura e do produtor.
Serviço:
O quê? Global Agribusiness Forum 2014
Quando? 24 e 25 de março de 2014
Onde? Hotel Grand Hyatt, Brooklin, S. Paulo (SP)
Possibilidades de comunicação e de marketing ainda largamente inexploradas, aliadas à percepção positiva da população, têm motivado empresas a explicitar seus laços com o agronegócio, a fim de capitalizar com a boa imagem do setor junto à sociedade.  De uns tempo para cá, temos visto instituições financeiras, indústrias químicas, de energia, máquinas e serviços legais se movimentando para saudar o trabalho do produtor rural e inaugurar uma nova imagem do agronegócio no País.
De acordo com a Pesquisa Nacional do Agronegócio 2013, realizada pelo Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), 81,3% da população brasileira acredita que o agronegócio é muito importante para a economia do Brasil, e a profissão de agricultor é a 5ª mais valorizada dentre as avaliadas.
Daniel Baptistella, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), explica que os esforços de comunicação do agronegócio ainda não são tão bem articulados quanto poderiam ser, mas que já existe certo alinhamento entre diferentes campanhas, e a renovação da imagem agrícola brasileira é tendência. “Passou a ser importante não só defender o setor, mas também explicar mais quem somos e o que fazemos para a sociedade”, comentou.
O executivo afirma que eventos e campanhas de grande magnitude geram percepção da importância e relevância do setor. “Quando até a imprensa não especializada vai cobrir o evento, evidencia que esse é um assunto relevante”. Uma destas iniciativas é o Global Agribusiness Forum, evento a ser realizado em março em São Paulo e que pretende discutir questões centrais para o setor, dentre as quais comunicação e problemas de imagem. Posicionando-se de forma democrática e moderna, por participar de um debate no qual palestrantes e plateia poderão interagir com uso de tecnologia de ponta, empresas do agronegócio podem começar a mudar a forma com que o setor é percebido.
Sucesso econômico
A antiga percepção da agricultura nacional como conservadora e retrógrada tem sido superada em grande parte devido ao sucesso econômico e das transformações sociais que o setor propicia, em um momento histórico no qual sua participação no PIB supera 30% e a geração de empregos e contribuição para o saldo da balança comercial proporciona ao País fortes elementos para sustentação de planos de reconstrução e recuperação da economia.
Apesar dessa realidade, a boa imagem da agricultura ainda tem sido pouco divulgada à sociedade como um todo. De acordo com dados da ABMR&A, dos R$ 57 bilhões investidos em publicidade no País no primeiro semestre de 2013, somente R$ 94 milhões foram dedicados ao marketing da agropecuária, o ínfimo percentual de aproximadamente 0,2%.
A senadora Katia Abreu (PMDB/TO), em palestra no Global Agribusiness Forum 2012, disse que a agricultura sempre teve um problema de imagem por não se comunicar bem o suficiente. “É preciso que sejam desconstruídas as inverdades e as falácias que emperram o desenvolvimento da produção agrícola e prejudicam a imagem do setor”, afirmou Abreu na primeira edição do evento, que reuniu produtores e indústria para um debate sobre como alimentar o mundo no futuro. Para a senadora, é preciso alinhar entidades e empresas para um discurso forte a favor da agricultura e do produtor.
Serviço:
O quê? Global Agribusiness Forum 2014
Quando? 24 e 25 de março de 2014
Onde? Hotel Grand Hyatt, Brooklin, S. Paulo (SP)