Na tarde da última segunda-feira (29) representantes dos setores públicos e privados ligados às áreas ambientais e canavieira se reuniram em Ribeirão Preto para o lançamento da nona edição da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios realizada pela Abag-RP e que conta com o apoio de usinas e organizações ligadas ao setor (dentre elas a Copercana e a Canaoeste).
A campanha tem como objetivo atuar na conscientização da população regional através do desenvolvimento de ações publicitárias (produção de jingle, filmes, placas na estrada, busdoor, peças para mídias digitais e plotagem de veículos), disponibilizados para utilização dos parceiros.
Um segundo braço de atuação é o educacional, o qual através da utilização de um segundo programa da Abag-RP, o “Agronegócio na Escola”, estão sendo distribuídas cartilhas desenvolvidas especialmente para os alunos, além da capacitação dos professores.
As ações também atuam numa terceira área, a da informação, com o indicativo de incêndio, que, em parceria com o Climatempo, mostra as áreas mais suscetíveis ao fogo considerando o dia e os seis subsequentes.
E para o período de estiagem de 2023 a área de cobertura se expandirá do estado de São Paulo para o Brasil todo, sendo dividida em 49 mapas que poderão ser acessados no site da campanha: www.incendiosprevina.com.br
“Com essas ações esperamos aumentar ainda mais o engajamento para que todos, como sociedade, possam dar as mãos para evitar ao máximo os incêndios criminosos ou acidentais”, concluiu a presidente do conselho diretor da Abag-RP, Mônika Bergamaschi.
A iniciativa conta com os seguintes apoiadores: Copercana, Canaoeste, Alta Mogiana, Cevasa, Ester Agroindustrial, Ibisa, Ipiranga Agroindustrial, Pedra Agroindustrial, São Martinho, Usina Batatais, Usina Santa Fé, Grupo Balbo, Virálcool, Raízen, Orplana, Senar, Tracan, Socicana e Coplana.