Sistema MPB – produção de mudas de cana-de-açúcar pré-brotadas.
TV Canaoeste
POR: 2014-12-08 11:41:33
O novo sistema é um método de multiplicação rápida da cana de açúcar que surgiu a partir da necessidade de se entregar um material não convencional com elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio. Pode ser utilizado para a implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e possivelmente nas áreas de renovação e expansão da cana-de-açúcar.
É uma nova tecnologia desenvolvida pelo Programa Cana do Instituto Agronômico - IAC. Este sistema evita a disseminação de pragas, aumenta a uniformidade de plantio e consequentemente reduz falhas. Além disso, reduz custos de produção, pois são necessárias, em média, duas toneladas de muda para a produção de mudas MPB para o plantio de um hectare. Uma redução de 80% aproximadamente no consumo de mudas.
O método traz no seu conceito uma grande mudança na forma de se plantar, saindo da forma tradicional (colmos) e passando efetivamente a realizar o plantio de forma simples, levando ao campo uma muda de cana com 60 dias de vida.
O MPB pode ser utilizado por todo o setor. O pequeno, médio ou o grande agricultor podem adquirir mudas de um viveiro básico próprio ou de terceiros, desde que estes viveiros sejam conduzidos atendendo os protocolos, utilização da termoterapia, diagnóstico para diferentes doenças e pragas e outros quesitos necessários para a produção de um material sadio.