Soja em rotação: Conhecimento genético pode fazer a diferença

29/03/2021 Agronegócio POR: MARINO GUERRA

Dia de campo apresenta dezenas de cultivares que podem se adequar na realidade do produtor

 

O dia, que acabou se transformando em semana, de campo organizado em Campo Florido-MG pela agrícola “Irmãos Frangiosi”, trouxe na edição de 2021 uma novidade em relação aos anos anteriores, uma área cultivada com mais de 30 variedades de soja diferentes.
Com oito marcas desenvolvedoras de sementes presentes (Brasmax, Brevant, Credenz, Monsoy, NK Syngenta, Nidera, Pioneer e Seedcorp), os participantes, que na grande maioria eram produtores de cana e que plantam soja na rotação de cultura, puderam trocar ideias com o organizador do campo, Daine Frangiosi, sobre as características que melhor se adaptam a realidade de cada um.
Um ponto bastante comentado pelo público foram as cultivares capazes de produzir quatro grãos por vagem. Outra observação foi o desempenho das variedades mais precoces, que sofreram muito com o regime instável de chuvas da temporada, enquanto que as tardias demonstram muito mais vigor.
Como quesito para produtividade, levando em consideração que uma área canavieira via de regra tem problemas de compactação, as plantas com o sistema radicular mais agressivo, vem chamando muita a atenção dos canavieiros que cultivam soja na rotação de cultura.


Para quem não conseguiu visitar a exposição, a Revista Canavieiros traz a seleção com todas as variedades apresentadas com fotos do alto e frontais da lavoura e um breve resumo, tendo como fonte suas respectivas desenvolvedoras, de suas características.

O guia completo pode ser acessdo aqui