Soja enfrenta fortes recuos na semana em Chicago
06/01/2014
Agronegócio
POR: Leandro J. Nascimento | Agrodebate
A sexta-feira foi de pequena valorização para os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago na sessão de sexta-feira (03), com ganhos de um a dois pontos na maioria dos contratos. No acumulado da semana, porém, houve fortes perdas líquidas, indicou nesta segunda-feira (06) a consultoria Agrinvestor Intelligence.
Janeiro perdeu 42 pontos, maio 40 pontos. O contrato de novembro, referencial para a próxima safra norte-americana, também fechou com saldo líquido no vermelho, em 25 pontos, indica a análise semanal.
De acordo com Agrinvestor, depois das fortes perdas da quinta-feira, o mercado esboçou uma reação com base no bom resultado das exportações dos Estados Unidos na semana. Mas a volta das chuvas na América do Sul seguiu pesando sobre o mercado por indicar a perspectiva de uma safra recorde na região, cita a consultoria em seu relatório.
O spread entre janeiro e novembro diminuiu para 160 pontos (era de 177 pontos uma semana antes).
No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira com baixa de 0,7%, cotado a R$ 2,372 para compra e R$ 2,374 para venda. Na semana, porém, a variação líquida da moeda americana foi positiva em positiva em 1,5%.