Soja tem semana de perdas em preços no mercado futuro
28/01/2014
Agronegócio
POR: Leandro J. Nascimento | G1 MT
Contrato de novembro fechou no vermelho em termos líquidos.
A sexta-feira, porém, mostrou uma pequena reação em Chicago.
A sexta-feira foi de alta moderada para os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago. Os contratos mais próximos registraram ganhos de até 7 pontos. Mas na semana, porém, o saldo líquido tornou-se negativo: março perdeu 32 pontos, maio 27 pontos. É o que apontou nesta segunda-feira (27) o boletim SojaNews, da consultoria Agrinvestor Intelligence.
De acordo com os analistas, o contrato de novembro, referencial para a próxima temporada, também fechou no vermelho em termos líquidos: menos 16 pontos. O spread entre março e novembro diminuiu para 175 pontos (era de 191 uma semana antes).
O pregão foi de muita volatilidade, com o mercado operando em baixa em boa parte do dia para, no entanto, reverter no final com a pequena alta acima, sustentada pelo bom comportamento da demanda de soja americana, tanto para a atual temporada como para a próxima (2014/15), descrevem os analistas de Agrinvestor. A volta das chuvas na América do Sul, porém, limitou os ganhos.
No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira com queda de 0,2%, cotado a R$ 2,395 para compra e R$ 2,397 para venda. Na semana, porém, a variação líquida da moeda americana foi positiva, em 2,2%.