Sorgo é alternativa dos produtores na entressafra da cana
06/08/2012
Agricultura
POR: Portal G1
Uma pesquisa da Embrapa mostra que a tonelada da cana rende duas vezes mais etanol que o sorgo. Mesmo assim, essa matéria-prima é vista como uma vantagem pelos produtores por conta do reaproveitamento que é possível fazer no final da colheita: grãos e bagaços podem ser usados na produção de ração animal.
O sorgo é muito sensível ao frio e como Mato Grosso do Sul está em uma região de clima temperado, a planta se adaptou muito bem no estado. O plantio é recomendado entre os meses de novembro e abril.
Donos de usinas também se interessam pela alternativa já que, normalmente, as máquinas ficam paradas durante período de entressafra da cana. José Alcides é gerente de uma usina em Chapadão do Céu (GO). Já tiveram experiência com a extração do etanol por meio sorgo.
“O sorgo entraria justamente na época de entressafra, quando você não tem cana para produzir etanol. Usando a indústria em época de entressafra, você passa a otimizar mais a sua indústria e consequentemente um custo mais baixo de produção”, afirmou.