Sérgio Souza (PMDB-PR) afirmou ontem que o programa de etanol brasileiro talvez seja o exemplo de maior sucesso de produto sustentável a ser apresentado ao mundo na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece este mês no Rio de Janeiro. O senador afirmou que o etanol, como commodity, além de beneficiar o meio ambiente, é uma oportunidade de geração de emprego e renda para muitos países.
%4 Depois de muitos anos de investimento e pesquisa, o Brasil pode apresentar ao mundo uma fonte energética avançada do ponto de vista ambiental, eficiente do ponto de vista energético e viável economicamente %4 elogiou.
Souza ressaltou as boas condições logísticas de distribuição e consumo do produto atingidas pelo Brasil, que podem ser mostradas ao mundo na conferência. Ele destacou que existem dificuldades econômicas enfrentadas por toda a cadeia produtiva da cana-de- açúcar e, por isso, apontou a importância da implementação de políticas públicas voltadas para a retomada do crescimento do setor.
%4 Essa produção gera centenas de milhares de empregos no país %4 disse.
O senador elogiou ainda o programa nacional de biodiesel e disse que, embora o programa não tenha atingido sua plenitude quanto à geração de renda para os pequenos produtores, já é uma realidade na matriz de combustível nacional.