A agência de classificação de riscos Standard & Poor’s revisou a perspectiva dos ratings da holding Cosan e da Cosan Indústria e Comércio de “em desenvolvimento” para “estável”, ao mesmo tempo em que afirmou a nota “BB” para as duas companhias.
A perspectiva estável reflete a expectativa de que a Cosan vai integrar as operações da ALL com sucesso, após a fusão, ao mesmo tempo em que vai manter sua liquidez adequada e a capacidade financeira sólida.
A Cosan Indústria e Comércio tem um perfil financeiro menos endividado que o da holding, mas seu rating segue o da controladora.
Segundo a S&P, após a conclusão da fusão entre a ALL e a Rumo, resultando na Cosan Logística, o perfil de crédito da holding deve ficar enfraquecido, devido à dívida elevada da ALL e dos investimentos necessários para melhorar a eficiencia de suas operações.
Mesmo assim, a agência vê a fusão como uma vantagem competitiva, devido às concessões da ALL para operar grande parte das ferrovias brasileiras.
O plano de investimento de R$ 7,4 bilhões da Cosan Logística para o período de 2015 a 2019 deve aumentar o Ebitda (lucro operacional antes de juros, depreciação e amortização, na sigla em inglês) da companhia em R$ 1,5 bilhão até 2019. Os investimentos nos primeiros 18 meses para manutenção de ativos devem melhorar as eficiências operacionais, gerando cerca de R$ 500 milhões em Ebitda.
A agência de classificação de riscos Standard & Poor’s revisou a perspectiva dos ratings da holding Cosan e da Cosan Indústria e Comércio de “em desenvolvimento” para “estável”, ao mesmo tempo em que afirmou a nota “BB” para as duas companhias.
A perspectiva estável reflete a expectativa de que a Cosan vai integrar as operações da ALL com sucesso, após a fusão, ao mesmo tempo em que vai manter sua liquidez adequada e a capacidade financeira sólida.
A Cosan Indústria e Comércio tem um perfil financeiro menos endividado que o da holding, mas seu rating segue o da controladora.
Segundo a S&P, após a conclusão da fusão entre a ALL e a Rumo, resultando na Cosan Logística, o perfil de crédito da holding deve ficar enfraquecido, devido à dívida elevada da ALL e dos investimentos necessários para melhorar a eficiencia de suas operações.
Mesmo assim, a agência vê a fusão como uma vantagem competitiva, devido às concessões da ALL para operar grande parte das ferrovias brasileiras.
O plano de investimento de R$ 7,4 bilhões da Cosan Logística para o período de 2015 a 2019 deve aumentar o Ebitda (lucro operacional antes de juros, depreciação e amortização, na sigla em inglês) da companhia em R$ 1,5 bilhão até 2019. Os investimentos nos primeiros 18 meses para manutenção de ativos devem melhorar as eficiências operacionais, gerando cerca de R$ 500 milhões em Ebitda.