SP terá fábrica de garrafas verdes de R$ 1 bilhão
01/10/2012
Cana-de-Açúcar
POR: Agência Estado
O município de Araraquara, no interior paulista, terá a maior fábrica de produção de BioMEG do mundo. O produto é o principal ingrediente das embalagens plantbottle - garrafa PET reciclável feita parcialmente de origem vegetal (no caso do Brasil, a cana de açúcar). Segundo o acordo da indiana JBF Industries e da Coca-Cola com o governo do Estão de São Paulo, o investimento na unidade será de aproximadamente R$ 1 bilhão. A operação está prevista para começar em 2014.
Um dos motivos para a escolha de Araraquara seria sua posição geográfica, na área central de São Paulo, e o fato de a região ser grande produtora de cana-de-açúcar e de etanol, principal matéria-prima utilizada para a produção das embalagens. Essa unidade fará com que o Brasil se torne o maior produtor e exportador de BioMEG do mundo. A capacidade de produção deverá ser de 500 mil toneladas ao ano. As garrafas produzidas serão utilizadas em todos os produtos da Coca-Cola Brasil. A nova companhia deve gerar 1.650 empregos diretos e indiretos.
Na quinta-feira a JBF assinou protocolo de intenções com o governo relativo à construção da fábrica e à qualificação de mão de obra que sairá na região de Araraquara. O governo paulista se comprometeu a oferecer cursos técnicos gratuitos para preparar a mão de obra.
A produção desse tipo de garrafa - que, segundo os fabricantes, depende menos de petróleo e reduz as emissões de carbono - tem crescido no mundo. Três anos depois de ter sido lançada pela Coca-Cola, o produto já soma 10 bilhões de unidades ao ano no mundo.
A JBF Industries já fornece as cerca de 600 milhões de garrafas com essa tecnologia consumidas no Brasil. Com a inauguração da unidade em Araraquara, a intenção é fazer com que as embalagens deixem de ser importadas da Índia até 2015. Executivos da Coca-Cola disseram que a economia com o uso das garrafas feitas a partir da cana será equivalente a 250 mil barris de petróleo por ano.